Como se tornar perfumista?
De todos os campos da Moda, a perfumaria é, sem dúvida, a que é mais cercada de luxos – e mitos. Desde que o escritor alemão Patrick Süskind lançou o romance O perfume (1985), a profissão vem cercada de certa aura de misticismo e fantasia.
Afinal, quem não se fascina com a história de fantasia do jovem e cruel Jean-Baptiste Grenouille e seu olfato miraculoso, não é mesmo?
A verdade, porém, é que para ser um perfumista é preciso muito mais de estudos em Química ou Farmácia, do que apenas um olfato apurado.
Claro que é preciso ter uma memória olfativa primorosa, afinal, um perfume pode ter mais de 200 ingredientes em sua composição.
Mas a perfumaria é mais do que aromas. Para entender melhor, leia nosso artigo.
A formação inicial
Para ser um perfumista, no Brasil, ter uma graduação em Química ou Farmácia será um enorme facilitador, porque os processos de fabricação de um perfume, muitas vezes, envolvem processos químicos avançados e complexos.
Isso acontece porque um perfume precisa não apenas cheirar bem. É preciso que ele tenha uma boa fixação na pele, que seus diferentes aromas sejam percebidos, que ele não cause alergias, que sua evaporação não seja imediata…
Ou seja, fazer um perfume – e fazer um produto cosmético, em geral – envolve bastante processos fisioquímicos. Sem o conhecimento aprofundado neles, você dificilmente entra no mercado de trabalho.
Continuando sua formação
No Brasil, há poucos cursos de formação continuada específicos para o mercado de perfumaria, mas em países com essa tradição (como a França, claro) há.
Assim, ter um bom conhecimento de línguas é vital. Se você quer se especializar em perfumaria, sua carreira até pode começar aqui – mas ela será aprimorada lá.
Além disso, fazer cursos de formação continuada em Cosmética e Cosmetologia é muito importante, para você entender melhor acerca dos processos de fabricação de produtos de estética e bem-estar.
Treinando seu olfato
Além disso, você, logicamente, vai precisar apurar seu olfato, e nesse caso, cursos de treinamento olfativo são necessários. Para além disso, você deve começar a explorar óleos essenciais e plantas, por conta própria.
Lembre, a produção de um perfume envolve, na maior parte dos casos, 150 aromas diferentes, além de mais uma enormidade de aditivos químicos com funções específicas.
Em uma empresa cosmética, a criação de um novo produto passa, necessariamente, pela tentativa e erro, na mistura dessas substâncias, a partir de diversos fundamentos de perfumaria – como as “Famílias Olfativas”.
Assim, você já sabe: quer ser perfumista? Estude Química e Aromas!
Não se esqueça de História e Marketing
E claro, além desses campos específicos, é preciso estudar História e Marketing. Você não precisa ser graduado em nenhuma das duas faculdades, mas precisa do conhecimento delas, para criar produtos culturalmente relevantes e saber vende-los.
Com conhecimentos de História, você aprende sobre a importância de algumas matérias-primas em cada nação do mundo. Com o Marketing, você desenvolve seu produto, comercialmente falando. Afinal, um perfume é seu aroma e a propaganda em torno dele.