Como se tornar um DJ profissional?

 

 

Um dos trabalhos na música mais visados é o de DJ. Seja para fazer eventos, seja para trabalhar com composições próprias, a carreira de DJ é tentadora. Afinal, quem é que não gosta de ouvir uma boa música?

Porém, a carreira de DJ é para além de um simples “controlador de aparelho de som”. Você até pode ser um DJ assim, mas dessa maneira, sua carreira não terá diferenciais, e você vai ser só mais um, que com alguma sorte e publicidade, conseguirá trabalhos em festas e eventos.

Agora, se você quer ser um DJ que trabalhe com grandes eventos, ou com grandes artistas, o caminho é um tanto mais tortuoso, mas não é impossível.

Para saber mais, leia nosso artigo, e veja como se destacar nas pickups (aportuguesado como “picape”).

 

1.      Um DJ é, antes de qualquer outra coisa, um músico

Pode parecer uma grande ingenuidade, mas há muitas pessoas que veem os DJS como técnicos de som, mais do que como músicos. E sim, alguns são.

Mas esse não é o caso de nomes como Alok e KL Jay. Esses DJS são músicos. Talvez, eles não sejam músicos que leiam partituras, mas são músicos que operam um instrumento altamente tecnológico: a pickup.

Embora não pareça, a picape é um instrumento com grande exigência de aperfeiçoamento, devido a sua enorme gama de possibilidades. Nela há mixers, placas de som, e demais recursos, para que o DJ execute e componha suas músicas.

Executar esse aparelho exige habilidade técnica e conhecimentos em teoria da música.

 

2.      Faça cursos de DJ

Apesar de alguns DJs como Jam-Master Jay (1965-2002) e Afrika Bambaataa terem aprendido sua profissão “na prática”, hoje existem cursos de DJ.

Em alguns, você aprenderá a parte mais técnica e tecnológica da profissão. Em outros, você se aprimora na utilização de programas de edição de som.

O mais importante é não confiar apenas em seus instintos. Hoje o trabalho de DJ ficou muito mais complexo, do que há 20 anos, e mesmo ritmos sem variação aparente (como o techno) trazem exigências composicionais imensas.

 

3.      Não se prenda a um estilo

Mesmo que você queira ser DJ de Rap ou Techno, é preciso escutar músicas dos mais variados estilos e gêneros, para conhecer sobre composição, influências e técnicas. E, mais do que ouvir, é preciso estudar essas músicas.

Como DJ, você poderá fazer criações de músicas novas, a partir da mixagem de diversas faixas, ou poderá criar suas próprias composições.

Mas para isso, é preciso conhecer músicas diversas, em suas variadas formas de composição.

 

4.      Faça networking

Não dá para você trabalhar sem uma rede de contatos, mesmo que você queira ser apenas um DJ de festas. Lembrando que, para você ser um DJ de festas, é preciso estudar, pois para grandes eventos, são contratados profissionais capacitados.

Logo, para você conseguir eventos relevantes, é preciso ter uma rede de contatos, com demais profissionais, inclusive, para você aprender novas técnicas, conhecer outras músicas e fazer parcerias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.