Como ser anestesista?
Uma das funções de maior importância em uma cirurgia é a de anestesista. Pode parecer algo simples – afinal, trata-se apenas de retirar a dor, durante um procedimento cirúrgico. Contudo, quando pensamos em procedimentos como uma cesárea ou uma operação de canal, a anistia se mostra uma enorme vantagem.
Antes dos procedimentos de anistia serem estudados e aprimorados, uma operação poderia significar a morte – e as vezes, era devido a uma intoxicação.
O paciente usava determinada substância em excesso (como um opiáceo ou uma bebida alcóolica), ou optava por algum medicamento capaz de suprimir neurotransmissores, e o corpo não reagia adequadamente, ou seus órgãos não suportavam a superdose.
Assim, a anestesia se tornou tão importante, que ela virou uma especialidade médica. E há anestesistas que conseguem cobrar valores bem altos, para estarem em uma sala de cirurgia.
Por quê? Como funciona uma anestesia? Como se tornar anestesista? Para saber mais, leia nosso artigo.
Anestesias
Primeiro fato sobre a anestesia é de que ela não é apenas para evitar a dor. É também para facilitar a operação, pois, anestesiado, o corpo não reage com rigidez muscular, ou arritmia.
A anestesia não é um único procedimento. Ela é um conjunto de técnicas que visam reduzir ou eliminar a dor, durante um procedimento cirúrgico. A anestesia pode ser, basicamente, geral ou local.
Na categoria geral, existem quatro objetivos: retirar a dor, induzir o sono, causar relaxamento muscular e manter a pressão arterial e cardíaca estáveis.
Na local, há a anestesia de neuroeixo (onde entra a famosa “Raqui”), que tira a sensibilidade de uma região do corpo, e a periférica, na qual o órgão sensibilizado é bem específico (é a anestesia de operações ortodônticas).
Uma anestesia serve para, basicamente, interromper ligações entre o sistema nervoso central e a região em questão. No caso da geral, somam-se a isso o efeito hipnótico (sono) e a a manutenção dos níveis circulatórios.
Anestesistas
Anestesistas (também chamados de anestesiologistas) são, primeiro, pessoas com formação em medicina. A anestesiologia é uma especialização adquirida em uma residência e demora cerca de 3 anos para ser concluída.
Os salários podem ser extremamente atraentes. Contudo, o trabalho desse profissional é de uma enorme exigência. Esse profissional não deve parar seus estudos, porque o campo da anestesiologia é constantemente atualizado.
Além disso, o profissional precisa fazer um diagnóstico detalhado e minimalista, sobre o paciente, a fim de não receitar substância que causem alergias, ou demais reações fatais.
A anestesia antes, durante e após o procedimento
Além disso, esses profissionais ficam, durante todo o procedimento operatório, monitorando o quadro do paciente, e fazendo novas aplicações de um ou outro medicamento ou fórmula, a depender dos sinais emitidos.
Além disso, anestesiologistas precisam interromper a sedação do pós-operatório de forma segura, e precisam prestar eventuais esclarecimentos para a equipe médica responsável pelo paciente, bem como ao próprio paciente, a fim de que a recuperação seja adequada.
Assim, a especialização envolve muitos estudos em fisiologia, farmácia e neurologia. Assim, é uma área complexa, mas recompensadora.