Como ser relevante em um ambiente empresarial acirrado?
Existem diversos perfis e culturas empresariais no mercado. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens e um desses perfis é o da empresa que estimula a competição acirrada entre os funcionários.
Seus detratores vão apontar para questões como os impactos sócioemocionais que uma cultura empresarial desse tipo traz: a concorrência, clima de desconfiança, e até falta de empatia, com o próximo.
Seus defensores, por sua vez, vão falar em “estímulo à evolução pessoal”, dinamismo, estímulo à criatividade, padrão de excelência, dentre outros.
E a verdade é que esse padrão não é nem errado, nem correto. É uma cultura corporativa, e para algumas pessoas, ela é estimulante.
Se você é uma dessas pessoas, ou está em uma empresa com essa ideologia – e, mais importante, gosta dela – então, certamente já se perguntou como se destacar.
Pois então, temos algumas dicas em nosso artigo. Leia e se torne o funcionário do mês!
1. Estude sua área de atuação
Para alguém se tornar relevante em um ambiente empresarial acirrado, conhecer sua área de atuação com profundidade é essencial. Isso porque, dessa maneira, você consegue desenvolver projetos novos, a partir de lacunas, e antever problemas, a partir de cases falhos.
Logo, estude sua área, leia livros sobre ela, faça cursos, troque mensagens com profissionais e acadêmicos de seu campo de trabalho.
Esse trabalho também envolve estudar seus concorrentes, seus cases de sucesso, seus projetos, e a formação das pessoas-chave da empresa.
2. Foco na Inovação Contínua
Para crescer, você precisa inovar. Para se destacar, você precisa fazer coisas de destaque. Ou seja, a palavra da vez é inovação contínua.
A inovação é um diferencial em ambientes empresariais acirrados. Empresas relevantes estão constantemente buscando maneiras de melhorar produtos, serviços e processos, e valorizam funcionários alinhados a esse ideal.
Para isso, proponhas pesquisas de desempenho, ouça feedback dos clientes e estja aberto a novas ideias. Esses são pilares para se manter à frente.
3. Construção de Relacionamentos Estratégicos
Ninguém faz nada sozinho, por mais que a empresa tenha a cultura a disputa e concorrência entre funcionários. Mesmo se você estiver em uma posição de hierarquia menor, é preciso e possível construir parcerias com outras pessoas.
E aqui pensamos em uma perspectiva maior: Relacionamentos sólidos com clientes, fornecedores, parceiros.
Isso inclui cultivar conexões autênticas, entendendo as necessidades e preocupações das partes interessadas, na busca de oportunidades de colaboração, que possam beneficiar todas as partes envolvidas.
4. Se habitue a uma Cultura Organizacional de Excelência e dinamismo
Para você se destacar enquanto funcionário, é preciso que a excelência comece no seu trabalho individual. Isso pode ser aprendido e desenvolvido com um perfil orientado pela cultura organizacional.
Uma cultura organizacional forte visa promover uma mentalidade de aprendizado contínuo, focando em inovação e a criatividade.
Também é preciso desenvolver capacidades de adaptação dinâmica, ter um afã de conhecer e entender “a fundo” a empresa. Isso é, conhecer ela em seus detalhes, nas formas de trabalhar e criar projetos, nas incumbências de cada setor.