Como ser um funcionário destacado?

 

Se você está empregado em uma empresa, provavelmente você já percebeu: existe uma concorrência interna, pela aceitação dos chefes, e por posições de destaque.

E claro, às vezes, essa não será uma disputa leal e justa. Há chefes que promovem pessoas sem nenhuma capacidade, e por motivos aleatórios. Nesse caso, esse artigo não terá muito como ajudar você.

Agora, se você está em uma empresa que valoriza o funcionário, incentiva a proatividade e progresso profissional e dá oportunidades de crescimento, então, crescer depende de você.

Mas como você pode se destacar em uma empresa? Como conseguir uma promoção ou aumento, de forma ética e profissional?

Leia nosso artigo e descubra!

 

1.      Faça cursos de aprimoramento profissional

Você não parecerá capacitado se… Você não estiver se capacitando! A única forma de você mostrar que tem algo a acrescentar é estudando. Não tem fórmula mágica ou solução que caia do céu.

Cursos como um de Gestão de Negócios ou Inovação trarão novas ideias, para você propor nas reuniões e projetos, e assim conseguir se destacar entre os diretores.

Só conseguem ter ideias novas quem estuda algo novo. Crescer na empresa depende de sua capacidade de acrescentar.

 

2.      Tenha um LinkedIn voltado para suas áreas de interesse profissional

Para você ser um profissional de destaque, além e você estudar novas áreas, é preciso divulgar elas, e mais do que isso, divulgar suas ideias sobre elas.

Não basta você fazer vários cursos. É preciso aprender como intercruzar as teorias deles e, mais do que isso, é preciso você produzir suas ideias sobre eles.

O melhor lugar, profissionalmente falando, para você promover ideias é no LinkedIn. Para tanto, crie um perfil profissional e fale sobre sua área de atuação na empresa, sobre suas experiências e leituras em determinado setor, suas opiniões sobre aqueles assuntos.

Seu perfil será encontrado por executivos, e você (e sua empresa) serão associados a qualidade empresarial.

 

3.      Vá a eventos

Congressos simpósios e palestras são, também, ótimas maneiras de você aprimorar seu conhecimento. Mais do que isso, é um ótimo lugar para praticar marketing interpessoal.

Isso é, você vai para conhecer novos pensadores daquela área, trocar ideias, conhecer outros executivos com os mesmos interesses que você, e afins.

Além disso, ir a palestras, produzir relatórios sobre elas (e postar eles no LinkedIn) são formas de você demonstrar seu comprometimento e aprimoramento profissional.

 

4.      Demonstre que você é mais do que apenas seu trabalho

Embora pareça contraditório, você falar sobre coisas para além de seu trabalho mostra que você é… Humano. Isso é, que você não é alguém que vive para o trabalho.

Isso é essencial para gerar empatia e mostrar sua personalidade. Somos mais do que apenas nosso trabalho, e muitas vezes, é nos momentos de descontração que nossa personalidade verdadeira se mostra.

Apresentar isso às pessoas é importante, para dar uma dimensão humanizada a seu trabalho e sua pessoa. O que liga as pessoas é o que elas têm em comum – no trabalho e lazer.

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