Como surgiu a profissão de taxista?
Você conhece a história dos táxis? Sabe o porquê desse nome? Conhece outros veículos? Sabe como é a profissão? Veja nosso artigo.
Um dos serviços mais antigos existentes é o de transporte individual de pessoas. Desde que as sociedades começaram a se organizar, pessoas trabalham conduzindo carros de passeio.
Na Europa e Américas, temos os táxis e motoristas de aplicativo, mas antes da invenção do automóvel, no final do século 19, já existiam serviços de transporte de pessoas, das mais variadas formas.
Mas afinal, você conhece a história dos táxis? Sabe o porquê desse nome? Conhece outros veículos? Sabe como é a profissão? Veja nosso artigo
1. Carroças e charretes: uma posse de poucos
A história das pessoas com transporte começa com a domesticação de animais como cavalos, há mais de 10 mil anos. Porém, a posse deles não era acessível a qualquer um. Ter um cavalo ou bovino não era algo simples, e em grandes cidades, não era possível criar esses animais.
Assim, se uma pessoa precisava se locomover grande distâncias (se ela pudesse pagar), poderia contratar um serviço de transporte.
2. Transportes no passado: pessoas e animais
Os meios de transporte do passado ainda existem hoje em dia. Dos veículos de tração animal, há milhares de tipos (carroça, charrete, etc.), cada um com um nome e especificidade técnica. Já dos veículos de tração humana, ainda existe o riquixá – um veículo de rodas, puxado por uma pessoa. Porém, havia a liteira, um compartimento sem rodas, carregado por pessoas.
Todos esses meios foram usados, no passado, tal como os táxis e carros de aplicativo, hoje: a pessoa paga pelo trajeto.
3. Os táxis
A história do táxi começa quase simultaneamente a do carro. O primeiro veículo motorizado foi o Benz Patent Motorwagen de 1886. O primeiro taxímetro (de onde vem a palavra “táxi”) é de 1891. E foi usado no primeiro carro motorizado para transportes, o Viktoria, de 1897.
A ideia do taxímetro é entendida pelo próprio conceito, por de trás dele: trata-se de um sistema de taxação por metro rodado. A palavra é um neologismo alemão, que depois foi adaptado pela língua francesa, e do francês ganhou o mundo.
4. Os taxis no Brasil
O serviço de motorista de carros motorizados, fosse de tração animal, fosse de tração humana, existe no Brasil há quase 500 anos. Já os carros motorizados, esses começaram a partir da década de 1910. Contudo o nome “Taxista” só foi introduzido a partir dos anos de 1960. Antes, os motoristas eram chamados de “choferes”.
A palavra, inclusive, vem do francês, e significa “Fogareiro”, tenha vista que os primeiros carros precisavam ser aquecidos com uma manivela.
5. Como ser um taxista no Brasil?
A partir dos anos 60, surgiram empresas de táxi no Brasil, mas muitas tiveram problemas financeiros e falirem. A partir dos anos 80, entretanto, o Brasil adotou uma regulamentação mais firme. Hoje, para ser taxista, é preciso ter CNH e o curso de formação de taxista. Para atuar, há três modelos: empregado de uma empresa, o de licença compartilhada e o de autônomo (que em algumas cidades é custoso).