Como surgiu o boxe?

De onde surgiu o boxe esportivo? Como ele tomou a forma que tem hoje? Veja em nosso artigo.

Um dos mais tradicionais esportes de luta do ocidente é o boxe. Intrinsecamente ligado à cultura inglesa e norte-americana, é hoje uma das lutas mais populares do mundo, inclusive com “escolas de luta”, isso é, países com tradição na prática e inovação do boxe – como a Tailândia.

O que é natural, de certa maneira: a humanidade precisou desenvolver técnicas de defesa interpessoal, para além daquelas com uso de armas, para conseguirem se proteger. São as chamadas artes marciais.

O boxe é uma delas e, por sua simplicidade, uma das mais populares.

Porém, de onde surgiu o esporte? Como ele tomou a forma que tem hoje? Veja em nosso artigo.

 

Origens remotas

O ato de usar as mãos fechadas para se defender ou atacar outras pessoas é algo inerente ao ser humano. Socos são uma das formas mais simples de repelir ou atacar alguém. Assim, temos alguns registros que podem ter influenciado o boxe moderno.

No Egito Antigo, há pinturas de esportes de luta, que envolvem os punhos fechados, em tumbas de mais de quatro mil anos.

Você pode Gostar Também:

Os egípcios possivelmente influenciaram os gregos, que desenvolveram a sua “versão”, praticando ela, inclusive nos Jogos Olímpicos em 688 a.C. A luta era chamada de Pigmaquia (literalmente “luta com punhos”) e pinturas e esculturas mostram os lutadores com tiras de couro amarradas nas mãos.

Essa luta foi levada ao Império Romano, mas com mais brutalidade. As tiras de couro das mãos podiam ter placas de metal ou pregos, e as lutas podiam ser fatais.

Na Idade Média (a partir do século 5), o boxe popularidade entre a nobreza, ficando relegado a um esporte de rua, informal.

 

O boxe moderno

O boxe nunca desapareceu da sociedade, e torneios informais sempre existiram. Geralmente eles não tinham regras preestabelecidas, e muitos podiam envolver lutas até que um dos disputantes desmaiasse.

As lutas dividiam espaço com outras práticas como rinhas de cães, lutas com ursos e afins. Dessa forma, era uma prática ignorada pelas elites.

Porém, ela foi ganhando popularidade, ao ponto de demandarem um conjunto de regras. Essas foram criadas por pelo lutador de rua, Jack Broughton (c. 1703-1789) em 1743.

Posteriormente, em 1867, novas regras foram introduzidas pelo lutador John Graham Chambers  (1843-1883) e nomeadas em homenagem à John Douglas (1944-1900), Marques de Queensberry, entusiasta do esporte.

Essas regras visavam tornar o esporte mais “limpo” para a sociedade, e assim, legalizado perante a polícia. Elas são, praticamente, as regras do boxe contemporâneo.

 

As regras do boxe contemporâneo

As regras do boxe atuais determinam o uso obrigatório de equipamentos de segurança (luvas, protetores bucais e genitais e protetores de cabeça, para lutas amadoras).

Já na estrutura, há os rounds, geralmente 12 rounds de 3 minutos, em ligas profissionais; a classificação por categoria de peso (peso-leve, peso-médio etc.), e a forma da pontuação.

Além disso, há os golpes permitidos (socos com a parte da frente dos punhos) e golpes proibidos (socos na nuca, nas costas, abaixo da cintura, e com outros membros do corpo).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.