Como surgiu o conceito de Democracia?

 

No Brasil, em anos pares, sempre temos um evento que para a sociedade, divide opiniões, gera intensos debates e mudanças em nosso quadro social: eleições.

Ora para cargos municipais, ora estaduais e federais, as eleições são um dos pilares da nossa sociedade democrática. Afinal, é por meio delas que escolhemos novos líderes e representantes para nosso país.

É por meio delas que a democracia acontece. Certo, mas e quanto à democracia? O que é esse conceito? De onde ele vem?

Entenda mais sobre esse formato de regime político aqui.

 

As origens gregas da democracia

O conceito de democracia vem da Grécia Antiga. A tradução do termo significa, de forma mais direta, “Poder do Povo”.

Você pode Gostar Também:

O registro mais antigo do conceito vem de 507 a.C. na figura de Clístenes.

Clístenes, apesar de ser um aristocrata, liderou uma revolta popular, propondo uma nova organização social no que se refere a escolha dos representantes.

Essa formulação, hoje chamada de Democracia Ateniense, se susteve em três princípios:

  1. Todos os cidadãos participariam das assembleias populares;
  2. Todos os cargos eram preenchidos por eleições;
  3. Eram considerados cidadãos apenas homens, atenienses natos, maiores de 21 anos.

A República Romana manteve esse sistema até 27 a.C., e a principal diferença, deles para os gregos era a existência de um senado, constituído por patrícios, isso é, proprietários de terras.

Posteriormente, mudanças nas leis romanas permitiram que plebeus (a população mais geral) participassem do governo romano.

A República Romana quando o imperador Caio Otávio assumiu o poder, adotando para si o nome de imperador Augusto.

 

A democracia na era moderna

Após o fim do Império Romano, no ano 476 da era cristã, as nações europeias deixaram de ser democráticas. O poder político de um país, ou povo, era de uma autoridade absolutista – Um rei, imperador, príncipe ou similar.

Alguns países e nações até tinham “representantes eleitos”, mas bem diferente do da noção contemporânea, uma vez que as eleições eram restritas apenas aos nobres.

A noção de democracia que temos hoje vem, principalmente, da Revolução Francesa (1789-1799), quando a ideia de “poder político” passou a ser relacionada a de “poder popular”.

Os ideólogos franceses da época reviveram as concepções gregas, e formularam o conceito de “Nação”: uma comunidade formada por cidadãos como direitos e deveres, incluindo aptidão para votar.

Logo, o representante dela deveria ser escolhido por cidadãos aptos. Porém, a noção de “cidadão apto” para votar foi sendo modificada – e ampliada.

 

Democracia Plena

De forma mais genérica, em quase todos os países das Américas e Europa, os cidadãos aptos para votar eram homens brancos alfabetizados – ou seja, uma parcela mínima da sociedade.

Logo, não é possível afirmar que esses países eram democracias plenamente representativas.

Ao longo do século 20, movimentos feministas, negros e populares foram ganhando espaço, e mulheres, pessoas negras e proletários ganharam direito ao voto.

Dessa forma, podemos dizer que o conceito de democracia plena, atualmente, é isso: uma escolha de representantes políticos feita por todos os membros da sociedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.