Como ter lucros na época de festividades?
Uma das épocas de maior sucesso, em termos de finanças, para empresa, é nas festividades de fim de ano. O Natal e o Ano Novo movimentam, juntos, bilhões em todo o mundo, sejam com decorações, presentes ou viagens.
Logo, ter lucro nessa época não é difícil, de maneira geral. Mesmo empresas de serviços – como restaurantes ou clínicas estéticas – que não oferecem produtos e sim serviços, conseguem, nesse momento, ter um bom aumento em seus caixas.
Logo, ter lucro nessa época não é difícil, de maneira geral. As pessoas estão recebendo o 13º; algumas estão buscando presentes para a família e amigos. Algumas, presentes para si mesmas – como uma justa recompensa por mais um ano vencido.
Logo, quais são as estratégias para você captar clientes e manter os já existentes? Veja algumas de nossas dicas e garanta um feliz natal!
1. Entre no clima
Pode parecer uma coisa menor, mas, sem estar no clima de Natal, você perde clientes. Isso porque, com uma decoração colorida, você atrai pessoas a seu estabelecimento.
A decoração para festa torna o negócio mais lúdico, faz a pessoas terem empatia para seu negócio. Ou pelo menos, atraí pessoas para seu estabelecimento, onde você poderá conversar com elas e eventualmente conseguir um cliente.
Assim, no Natal, vista a camisa (de Papai Noel)!
2. Crie produtos alusivos ao período
Especialmente para serviços de alimentação, produtos “de Natal” são uma oportunidade de você conseguir vendas. Porém, eles também podem focar nas festas de Fim de Ano.
No caso de produtos alimentícios, fica mais fácil: bolos decorativos, biscoitos, doces e similares, enquanto que roupas podem evocar ideias como festas, comemorações ou férias.
Mas os produtos também podem ser vendidos como lançamento exclusivo, promoção de fim de ano, ou com outro chamariz publicitário, indicando que a novidade é apenas para o período.
3. Crie kits de presente
Uma opção bem tradicional no caso de lojas de roupas, de perfumaria, brinquedos e de alimentos, mas que pode ser adaptada, perfeitamente, para serviços. Você compra um perfume e ganha desconto no hidratante; comprando 3 camisas pelo preço de duas; compra a “cesta de Natal exclusiva”.
Para serviços é possível fazer esses “kits” também, e eles podem ser no formato de um cartão de consumo, por exemplo. Esse formato já é comum, também, em serviços como spas e clínicas estéticas.
4. Crie produtos personalizados
Uma outra opção é no oferecimento de produtos personalizados com o nome da pessoa, ou visando atender o perfil dela (no caso de empresas de serviços). É uma forma de criar presentes originais, criativos e exclusivos.
5. Mire os saldos de janeiro
Outra opção de ter um aumento nas vendas, é pensando e se planejando financeiramente para os saldos de janeiro. Após as festas, mirando novas coleções, lojas criam promoções e “queimas de estoque”.
Muitas pessoas preferem fazer suas compras, justamente, nessa época devido aos saldos. Eles podem ser uma opção, para equilibrar a contabilidade de sua empresa, além de captar novos clientes.