Como ter uma loja de produtos vintage?

Como vender itens de colecionador?

 

Quem trabalha com bens de consumo sabe que, no mercado, há duas tendências. A primeira é de buscar novidades: novas tendências da moda, novas criações de decoração, novos equipamentos tecnológicos.

A segunda é o nicho do vintage. Ou seja, o consumo e aquisição de produtos antigos. Não se trata de um produto de “segunda mão”, isso é, um produto usado, que esteja sendo revendido.

Nesse caso, o importante é que o produto esteja funcional, e isso traz uma enorme diferença, pois ele será usado, será desgastado pelo novo proprietário.

Assim, como ter uma loja de produtos vintage? Veja no nosso artigo.

 

1.    Encare sua loja como um museu

Uma loja de itens antigos não é apenas um local de comércio. É principalmente de exibição e informação sobre objetos antigos.

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Produtos novos são comprados visando o uso, até o limite das possibilidades técnicas, no caso de aparelhos, por exemplo.

O mercado vintage, ao contrário, se aproxima do colecionismo, da museologia, uma vez que a ideia, aqui, é ter um produto autêntico e antigo, funcional, porém, para uso restrito.

Por exemplo, uma caneta antiga: um colecionador até pode usar, mas o objetivo é exibir. Assim, construa sua loja almejando um status de museu.

 

2.    Conheça o produto que você vende

Para você ter uma loja que atraia atenção do público-alvo dela, é preciso ser um conhecedor dos seus produtos. Ou seja, é preciso estudar sobre eles, em termos de história, funcionamento e manutenção.

Se você vai ter um brechó, estude História da Moda, conheça marcas e tecidos. Se você terá uma loja de discos, conheça a história das bandas. Se você terá uma loja de equipamentos mecânicos, saiba como fazer a manutenção básica dos aparelhos.

Seja uma referência naquilo que você vende, para que seu negócio se torne um “templo” daquele tipo de produto.

 

3.    Faça contatos com outros vendedores

No caso do nicho vintage, a concorrência é sua melhor aliada. Isso porque, quem busca um produto antigo ou de coleção, geralmente, busca variedades de modelos.

Logo, seus concorrentes podem se tornar parceiros, no sentido de que um auxilia o outro, na troca de informações e indicações.

Ou seja, o cliente vai na sua loja, procurando um item específico e não encontra, mas você indica a loja de um amigo, , enquanto ele indica a sua, para itens que só você tem.

Essa rede de contatos (esse “networking do vintage”), é, inclusive, uma maneira de vocês fazerem os itens vendidos serem mais conhecidos nas grandes mídias, e por mais pessoas.

 

4.    Organize eventos de colecionismo

Organizar eventos pode ser uma ótima maneira de atrair a atenção de mais pessoas, e fortalecer sua rede de contatos. O evento pode ser um simples ciclo de palestras, uma feira ou uma exposição temporária.

No caso de lojas de discos, isso fica ainda mais fácil: fazer uma festa que toque apenas os itens do acervo da loja é uma das melhores propaganda que o comércio de música pode ter.

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