Como um e-book pode ajudar sua carreira?

 

Um dos grandes desafios de profissionais liberais é adquirir clientes, e ganhar certo reconhecimento em sua área. Profissionais como advogados, médicos, e empresários encontram alguns desafios, no começo, salvo quando não são “apadrinhados”.

Dentre esses desafios, estão a concorrência com pessoas com a mesma capacitação que eles, a concorrência com profissionais mais capacitados e experientes e a dificuldade em divulgar seu trabalho.

Para tanto, existem algumas alternativas.

O já citado “apadrinhamento” é uma, mas trata-se de uma solução arriscada incerta e complicada de se conseguir – são milhares de pessoas brigando por uma vaga.

Outros caminhos podem envolver um perfil ativo no LinkedIn, publicações em revistas e sites da área e um e-book.

 

As vantagens de um “livro digital” para a sua carreira

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Um e-book é um livro digital, e ele pode ser feito das mais diversas formas. De um simples PDF, diagramado de forma modesta, com uma capa comum, até um arquivo produzido por uma editora especializada, são muitas opções.

O principal, em todo o caso, será o conteúdo. E esse depende de você. Mas aqui estamos considerando que essa parte você já fez: um texto de qualidade, abordando sua especialização.

Servirá para você divulgar suas ideias, seu nome. Você será conhecido entre clientes e eventuais clientes, pelo seu texto, por sua forma de atuação numa área.

E como acontece a publicação?

 

1.      A preparação do texto

A preparação do texto incluí revisão, diagramação e organização dos conteúdos do livro. Se você fizer por uma editora, a chance de erros é bem menor. Se você tiver conhecimento técnico nessas etapas, vá em frente.

Mas atenção, preparar um original não é a mesma coisa que escrever um.

Se você optar por uma editora, procure com cuidado.

Há casas que fazem um trabalho de excelência de forma gratuita (eles ganham com as vendas), e há casas que cobram. E da mesma forma, há casas que fazem trabalhos medíocres cobrando ou não.

Outra coisa: não confie nas suas habilidades de capista, salvo se você for formado em design. Contrate um profissional free-lancer, se sua opção for a edição independente.

 

2.      Divulgando

Divulgar um e-book profissional depende de uma boa atuação em redes sociais. Para tanto, tenha um perfil profissional nas redes, e alimente ele com conteúdos de sua área.

Publicidade paga também vai te ajudar. Na dúvida, contrate uma agência.

Já nas vendas online, prefira por um site como Amazon. Eles vão fazer toda a parte burocrática para você. No site, veja os hashtags mais adequados, e faça uma resenha pertinente.

 

3.       Chegando aos leitores

Para você chegar aos leitores, há duas opções.

A primeira é com amostras-grátis do livro, nas redes e em revistas especializadas, com um link para a compra.

A segunda é a distribuição gratuita. Nesse caso, seu investimento inicial não se pagará, porém, o importante não é o valor das vendas – mas o retorno dos leitores.

Pessoas gostam de coisas grátis. Eventualmente, esse “agrado” vai levar mais clientes e parceiros comerciais até você.

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