Você sabe QUANDO e COMO usar as aspas?

Com dicas simples não terá como errar mais

Ao lermos livros, conteúdos diversos e notícias, é comum que encontremos situações onde são usadas as aspas. Esse é sinal gráfico de grande importância, mas que nem sempre é fácil de aplicar nos textos.

Portanto, aprender o uso correto de tal recurso é essencial para aqueles que querem desenvolver a escrita. É o seu caso? Pois, então, aproveite as dicas que daremos abaixo e nunca mais erre com as aspas.

O que são as aspas?

Aspas são sinais para pontuar e destacar uma citação. Se queremos ressaltar um termo ou frase, seja por qual motivo for, devemos inseri-las. A saber, elas se parecem com as vírgulas sobrescritas, na parte superior do texto. Além do mais, elas andam sempre em conjunto, abrindo e fechando os trechos ou os parágrafos completos.

Isso significa que você não pode colocar aspas somente no começo ou no fim de uma parte do texto. Assim, elas perdem seu sentido, se tornando somente um sinal gráfico perdido, podendo passar a ideia de um desconhecimento das regras gramaticais ou da falta de atenção ao escrever, ou digitar.

Função

A função deste recurso é abrir e fechar o discurso, com destaque para a citação entre elas. No entanto, há várias intenções, como as que veremos a seguir:

Citação

Quando se quer citar algo que foi dito por outra pessoa dentro de um texto, quando se deseja falar a respeito de um assunto sem a apropriação do conteúdo, a citação deve vir entre aspas. Elas claramente indicarão que a informação tem referência externa, não vindo do mesmo autor. Exemplo:

  • Já dizia o ditado que “na casa de ferreiro o espeto é de pau”;
  • O gerente da empresa disse em nota que “será preciso cortar os custos”.

Transcrição

No momento de transcrever alguns trechos que foram ditos por outros autores é necessário incluir aspas antes e depois. Vale para falas, poemas, músicas e pequenos textos.

Ressaltando que as transcrições precisam ser exatamente iguais aos originais se estiverem entre aspas. Não se pode alterar nada do conteúdo destacado, contudo, opiniões complementares ou contrárias podem ser colocadas no resto do texto. Exemplo:

“Contudo, sinto medo, pois terrível sois sempre, quando revirais os olhos dessa maneira”. (Willian Shakespeare)

Você sabe QUANDO e COMO usar as aspas?
Com dicas simples não terá como errar mais – Imagem: Canva

Termos estrangeiros

Aspas servem também para sinalizar termos estrangeiros no texto. Essa é uma maneira correta de destacar o estrangeirismo em conteúdos de outras línguas. Exemplo:

  • A empresa prefere oferecer o formato de trabalho “home office” para diminuir custos operacionais;
  • Antônio gosta de receber os “feedbacks” dos alunos para poder preparar as próximas aulas.

Ironia

Quando se usa palavras sem que elas sejam exatamente o que se quer dizer, ou seja, usando de ironia, marca-se com aspas. Assim, é possível entender que tal expressão não se enquadra perfeitamente no conteúdo. Exemplo:

  • Antônia fez um “bom” trabalho no escritório, tanto que foi demitida por justa causa;
  • Maria disse que o menino estava “cheiroso” a ponto de ninguém conseguir ficar perto dele sem que fosse preciso prender a respiração.

Nome de obra

Certos nomes são colocados entre as aspas também para se destacarem. Nem tudo tem que seguir a regra, especialmente em se tratando de nomes de lugares, pessoas ou mesmo disciplinas escolares. No entanto, a recomendação é mais no caso de filmes, obras literárias, etc. Exemplo:

  • Você já viu “O Auto da Compadecida” na televisão?
  • Ontem li “1984”, de George Orwell e gostei da história.

Neologismo

Quando a palavra não é reconhecida pelo dicionário, mas será usada no texto, é correto colocar entre aspas. Contudo, tem que fazer sentido para os leitores, que precisam entender as referências para interpretá-las. Exemplo:

  • Marina decidiu que ano que vem vai “Noronhar” mais vezes;
  • Minha filha disse que vai “Anittar” na boate hoje.

Tipos de aspas

Por fim, há os tipos de aspas e nem todos têm conhecimento de como usar. Além de suas funções distintas, elas podem representar outras coisas no texto. Confira:

  • Duplas (” “) – Mais comuns, são usadas para destaque de um trecho em situações já citadas;
  • Simples (‘ ‘) – Serve para destaque de partes dentro do trecho que já se encontra entre as aspas duplas.

Conseguiu entender a diferença? Agora já é possível criar um texto usando corretamente esse recurso. Então, daqui para frente, foque nas leituras e pratique bastante para não errar nunca mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.