Como usar as figuras de linguagem na redação do ENEM?
Veja as dicas que separamos
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais relevantes de todo o país e, como o exame será aplicado em breve, muitos estudantes estão buscando dicas para turbinar a própria preparação nos momentos finais antes da prova.
A redação é uma das partes mais importantes da prova, uma vez que é responsável por parte significativa da nota final de cada candidato. Assim, é essencial que você consiga uma boa pontuação na redação do ENEM.
Saiba que o domínio da norma padrão da língua portuguesa é um dos critérios usados pelos corretores da redação do ENEM. Uma maneira eficaz de enriquecer a escrita no seu texto é por meio do uso de figuras de linguagem.
Dessa maneira, para te ajudar, separamos um resumo sobre como usar as figuras de linguagem na redação do ENEM 2024. Vamos conferir!
O que são figuras de linguagem?
As figuras de linguagem são recursos estilísticos que modificam o sentido das palavras e expressões, criando efeitos de sonoridade, significado e imagem. Em uma redação, elas podem ser usadas usadas para tornar a escrita mais expressiva.
Além disso, na prova do ENEM, o uso de figuras de linguagem pode demonstrar um domínio mais sofisticado da língua portuguesa, evidenciando a capacidade do aluno de se comunicar de forma criativa.
Redação do ENEM: principais figuras de linguagem
A seguir, veja algumas das principais figuras de linguagem que podem ser usadas na redação do ENEM.
Metáfora
A metáfora é das figuras de linguagem mais comuns. Ela pode ser usada para estabelecer uma relação de semelhança entre dois elementos: em vez de usar termos literais, a metáfora sugere um novo significado, o que pode tornar a redação mais envolvente. Veja um exemplo:
- A vida é uma montanha-russa.
Nesse caso, a metáfora está sendo usada para comparar a vida a uma montanha-russa, sugerindo que ela é cheia de altos e baixos.
No ENEM, você poderá usar as metáforas para ilustrar argumentos ou para criar analogias. Essa figura de linguagem pode te ajudar a conectar conceitos complexos a experiências cotidianas, melhorando a sua argumentação.
Comparação
A comparação é semelhante à metáfora, mas utiliza conectivos como “como” ou “tal qual” para estabelecer a relação entre os elementos.
Veja um exemplo:
- Marcelo é forte como um touro.
Na redação do ENEM, essa figura de linguagem é útil para enfatizar semelhanças de forma mais clara.
Eufemismo
O eufemismo é figura de linguagem que pode ser usada para suavizar uma ideia que pode ser considerada negativa. Assim, você pode usar essa figura de linguagem para substituir palavras ou expressões fortes por outras mais brandas.
Veja um exemplo:
- O meu avô passou dessa para uma melhor.”
Na redação do ENEM, o eufemismo pode ser útil para abordar temas sensíveis, como questões sociais. Usar um eufemismo pode demonstrar delicadeza e respeito ao tratar de assuntos delicados.
Anáfora
A anáfora é uma figura de linguagem que consiste na repetição de palavras ou frases no início de versos ou orações. Ela pode ser usada para criar um efeito de ênfase e ajudar a estruturar a argumentação.
Veja um exemplo:
- Eu quero liberdade. Eu quero justiça. Eu quero paz.
Na redação do ENEM, a anáfora pode ser muito eficaz para transmitir uma demanda ou necessidade. Saiba que usá-la em momentos estratégicos pode fortalecer um argumento no seu texto.
Antítese
A antítese consiste na contraposição de ideias ou palavras de sentido oposto, criando um contraste que pode enfatizar a complexidade de uma situação.
Veja um exemplo:
- O amor é um misto de alegria e dor.
Na redação do ENEM, a antítese pode ser útil para explorar dilemas ou dualidades em sua argumentação.