Como usar as redes sociais para aumentar os lucros, em turismo?
Quando pensamos em turismo, atualmente, as redes sociais exercem um papel de enorme importância, seja para hotéis e passeios, seja para viajantes.
Hoje em dia, planejar uma viagem envolve mais do que sites de turismo. As pessoas buscam relatos e imagens, de outros turistas, e buscam informações sobre a acomodação e os passeios. E fazem isso, quase sempre, nas redes sociais.
Além disso, celebridades e influenciadores também podem trazer uma diferença significativa, quando pensamos em estratégias de marketing de influência, para locais de turismo.
Logo, um serviço que queira crescer com turismo, precisa estar antenado em redes sociais, para conseguir aumentar seus lucros, e até formar novos clientes e consumidores.
Quais são as estratégias para isso? Veja em nosso artigo.
1. Crie tendências
A melhor forma de você atrair pessoas para um lugar é criando uma tendência. Claro que não basta usar um slogan ou situação.
A tendência é criada a partir de um fato marcante, seja pela História social do local, seja por influência de nichos de mercado, seja por trazer narrativas interessantes.
Um exemplo no primeiro caso seria a cidade de Machu Picchu, no Peru.
No segundo caso, podemos pensar na relação entre Paris e restaurantes de alta gastronomia.
No terceiro caso, podemos pensar na relação em pontos turísticos nos quais as pessoas vão, a fim de cumprir um “ritual” ou para conhecer algo citado nas mídias.
Ao apostar em tendências, agências de turismo, locais de visita, restaurantes e hotéis ampliam público-alvo de suas campanhas de publicidade, pois, uma vez que um local é uma tendência, ele será visado por usuários de redes sociais.
2. Patrocine influenciadores e celebridades
Patrocinar influenciadores e celebridades é uma das formas mais tradicionais de propaganda. Mas é uma das mais eficazes, pois pessoas criam relações de idolatria com “famosos”.
Logo, chamar essas pessoas para seu hotel ou restaurante, publicar as fotos deles em suas redes sociais, permitir que eles marquem seu estabelecimento nas redes deles é uma maneira de atrair a atenção do público.
Em alguns casos, inclusive, a celebridade cria uma “aura” para o lugar, ao fazer algum ato marcante nele. Por exemplo, no caso da superestrela do cinema francês, Brigite Bardot, que em 63 e 64 passou alguns meses em Búzios (RJ), transformando a cidade em uma Riviera de luxo.
3. Tenha redes sociais ativas
Com redes sociais movimentadas, você começa a chamar a atenção de leitores, clientes e usuários dessas redes, além de melhorar sua posição de rankeamento, em sites de busca.
Para isso, não basta fazer postagens de fotos ou vídeos do lugar. É preciso usar estratégias de SEO, também. Além disso, como promoções e sorteios promovidos pelas plataformas, você consegue engajar novos públicos.
Outro ponto importante é não deixar as redes sem publicações relevantes. Você precisa publicar postagens sobre assuntos importantes, sobre atualidades do lugar onde você está ou sobre seu serviço.
Por exemplo, com hotéis de praia, você publica fotos da cidade, convidando o público.