Como usar o Canva, para produzir materiais pedagógicos?
Para ser professor, além de ser necessário estudar sua matéria, técnicas de didática, metodologias ativas e formas de aprendizado… É preciso ser criativo.
Isso porque, muitas vezes, o professor não tem tantos recursos disponíveis. E às vezes, como é o caso de escolas de elite, ele até tem, mas os alunos se adaptam a um formato “comum”. Então perdem o interesse.
Claro que existem recursos “extra-lousa” por assim dizer. São os livros, apostilas, filmes pedagógicos.
Porém, às vezes esse material está datado (não faz sentido no contexto do estudante) ou não desperta o interesse, pela inadequação de linguagem, como acontece com alunos adultos, em aulas com recursos didáticos excessivamente infantis.
Criando materiais exclusivos
Dessa forma, o professor precisa buscar novos recursos. Recentemente, surgiu um app que tem sido amplamente usado para esses fins. Trata-se do Canva.
A proposta do app (que tem uma versão paga e uma gratuita) é trazer a criação de imagens de boa qualidade, para pessoas sem experiência em ilustração. E isso incluí professores.
Por meio do app, o professor consegue criar slides, cartões, atividades, com ilustrações e fotos com boa resolução, nos formatos e tamanhos mais adequados para cada meio digital e de graça.
Como? Veja a seguir.
1. Criando infográficos lúdicos
Em relação às tabelas e gráficos, se falta ao Canva o rigor de um Excel, não falta ludicidade. “Ludicidade” é mais do que “diversão” ou “brincadeira”. Antes é o uso da criatividade e imaginação.
Esses recursos podem ser facilitadores, na hora de se criar gráficos e infográficos. No mundo corporativo, eles se restringem às “pizzas” de poucas cores, barras impessoais e linhas tortas que, para uma criança ou adolescente significam pouca coisa.
Por meio dos bancos de imagens do Canva, o professor consegue tornar o gráfico mais palpável. Mais fácil de ser compreendido, ao associar a cada informação, uma figura. Ainda é possível representar quantias por figuras, acrescentar detalhes que, se não mudam a forma do gráfico, pelo menos atarem a atenção do aluno.
2. Criando dicionários visuais
Professores de alfabetização, às vezes, carecem de materiais gráficos de qualidade, na hora de criarem bancos de palavras. A palavra leva a uma imagem que não é fácil de ser assimilada pelo aluno.
O Canva é um grande auxiliar nesse sentido, pois há ilustrações gratuitas das mais diversas formas e qualidades.
O app facilita, caso a professora queira fazer um dicionário visual.
O docente ainda consegue criar tabelas, cartões, apresentações de slides, combinando essas imagens, e produzindo materiais novos exclusivos.
3. Exercícios mais lúdicos
O uso de ludicidade não é inadequado no ensino de adultos, diferente do que apregoam algumas teorias de ensino mais ortodoxas. O adulto já foi criança, e retomar esse sentimento pode ser um facilitador de ensino.
Isso vale para exercícios. Com o Canva, professores conseguem fazer atividades mais lúdicas. Atividades que pareçam mais com um jogo, do que com uma tarefa.
Pelo app é possível fazer exercícios combinando palavras e imagens, criptogramas, dentre outras.