Como usar o ChatGPT para otimizar seu tempo de trabalho?
Programa de computador popular, ChatGPT é um chatbot que usa Inteligência artificial, para interagir com os usuários, dando respostas sobre qualquer conteúdo existente na internet, até 2021.
Um chatbot é um programa que interage com usuários, simulando diálogos. Os exemplos mais claros, além do ChatGPT seriam serviços de SAC de empresas como bancos e distribuidoras.
O GPT e outros chatbots
A grande diferença entre o ChatGPT e outros chatbots, é que o GPT é programado para aprender novos conteúdos e usar eles para trazer respostas cada vez mais específicas.
Outra vantagem, é que o GPT é capaz de interagir nas principais línguas do mundo.
Logo, os usuários do programa viram que ele traz um benefício: o da otimização de tempo, em certas tarefas. Claro que o GPT não substituí o trabalho humano. Mas ele ajuda a ganhar tempo.
Compilando informações
A grande vantagem do ChatGPT é que ele traz informações de forma rápida e direta. Isso é, ao invés de ficar fazendo uma longa introdução sobre um assunto, o GPT falar apenas o que você perguntar.
Por exemplo, você precisa de dados econômicos sobre o estado de São Paulo, na década de 1970: basta digitar a pergunta ou requerimento, que o GPT trará os dados.
Ou seja, ao invés de você ficar varando serviços de busca e livros, o GPT traz a informação precisa e direta.
Aprendendo em uma linguagem mais simples
Essa vantagem do GPT pode ser utilizada, por exemplo, para você aprender algo, de maneira mais simples.
O exemplo que algumas pessoas dão é de teorias e conceitos da Física Quântica.
Ao invés de trazer a informação com linguagem específica, basta você pedir para o ChatGPT falar sobre o conceito em uma linguagem leiga. O GTP traz explicações, cita fontes (se você pedir), dá exemplos, debate conceitos…
Como recurso educacional, o GPT ainda está encaminhando. Mas ele já mostra vantagens enormes sobre, por exemplo, a Wikipédia, que muitas vezes traz a linguagem sistemática das enciclopédias.
Modelos de estilo
Outra vantagem do GPT é que ele pode produzir textos-padrão, de gêneros que não exijam grande criatividade.
Por exemplo, você quer fazer uma petição para exigir a reforma de uma praça: o ChatGPT tem esse estilo em seu banco de dados, basta pedir que ele faça.
Claro que o usuário vai precisar refinar algumas questões de estilo e linguagem. Porém, com o GPT se ganha tempo que, sem ele, seria gasto em pesquisar o estilo e redigir o texto.
Cuidados com ChatGPT
Apesar de tudo o que falamos, o GPT não substitui o trabalho humano (de pesquisar e escrever) por alguns motivos.
O primeiro é que às vezes, há informações incompletas. Logo, se você estiver usando ele para fins didáticos, é sempre importante confirmar os dados, depois.
O segundo, é que ele não tem criatividade. Ele se baseia em modelos prontos. Em textos que exijam personalidade (como poesia ou storytelling) o GPT cria um modelo-padrão, sem traços de originalidade humana.