Como usar o LinkedIn para divulgar seu trabalho?
Como usar o LinkedIn para divulgar seu trabalho?
Uma das principais redes sociais para a divulgação de trabalhos e oportunidades de emprego é o LinkedIn. Organizado de forma semelhante a outras redes, nessa, os usuários publicam conteúdos, se organizam em grupos, trocam mensagens.
Então, o que ela tem de diferente?
Primeiro, é seu foco. O LinkedIn é voltado para trocas e intercâmbios profissionais. Logo, as publicações que se espera encontrar tem esse foco. Não é um lugar para fotos ou publicações pessoais. Também não há espaço para memes, jogos, stories.
Isso faz com que a rede tenha seu uso bem focado.
Segundo, a rede é organizada por interesses. Ou seja, você encontra pessoas a partir dos conteúdos e palavras-chave que você utiliza e publica. Ela aproxima pessoas, não por sua proximidade pessoal umas das outras, mas pelos seus conteúdos.
Isso possibilita que pessoas de diferentes lugares do mundo se conectem, façam trocas, encontrem vagas, dentre outros.
Porém, os recursos da rede ainda são mal explorados. Logo, Como usar o LinkedIn para divulgar seu trabalho? Veja em nosso artigo.
1. Publique com frequência
A melhor forma de o LinkedIn ranquear você, é pela frequência de seus posts. Isso é, se todos os dias você fizer uma postagem, relativa a um assunto, seu perfil será encontrado mais facilmente.
Como o LinkedIn é uma rede de trocas profissionais, publicando diariamente conteúdos de seu trabalho, você mostra como é sua rotina, como está sendo seu aprimoramento profissional etc.
O volume diário não é tão relevante: nessa rede, a palavra da vez é “processo”. O processo profissional importa tanto quanto o resultado final.
2. Reposte
Respostar a publicação de outras pessoas, comentando-as, ou acrescentando suas ideias é uma ótima forma de você mostrar seus conhecimentos e interesses, e mais do que isso, mostrar sua disposição em fazer trocas profissionais.
A repostagem é uma maneira de você estabelecer diálogos, trazer pontos relevantes às publicações de outras pessoas, permitir que sua página, em si, se torne uma referência de informações e conhecimentos sobre a área.
Além disso, a repostagem ajuda a publicação original, ao mesmo tempo em que ajuda a sua. Ou seja, gera um engajamento duplo.
3. Solicite recomendações
Uma forma de você encontrar pessoas de sua área de interesse, além de conhecer novas pessoas e novos projetos, é pedindo recomendações.
Você pode pedir recomendações de publicações, vagas, projetos, ou nomes de perfis. Peça a colegas, supervisores ou clientes anteriores, pois isso fortalece sua rede de contato e para valida suas habilidades e experiência profissional.
Além disso, a recomendação é uma forma de aumentar sua credibilidade aos olhos de potenciais empregadores ou clientes, uma vez que ela significa que você está tendo interesse em explorar uma área do saber.
4. Use hashtags relevantes
Ao postar conteúdo, utilize hashtags que sintetizem o tema de sua publicação. Também, combine hashtags bem específicas com outras gerais.
O uso de hastags aumenta a visibilidade das suas publicações, pois possibilita que seu perfil seja visto por pessoas além de seus contatos.