Como usar o marketing para difundir causas sociais?

Como usar o marketing em uma causa social? Veja no nosso artigo.

O marketing muitas vezes é visto como uma ferramenta teórica limitada ao comércio e venda. Entretanto, isso é equivocado.

O marketing também pode ser usado para vender ideia. E aqui, a palavra “Vender” é realmente complicada. Não se trata de vender, mas de difundir ideia. Difundir conhecimentos e valores.

O marketing tem grande importância nas campanhas políticas de todo o mundo há pelo menos 100 anos, quando os Estados passaram a ser mais democráticos do que monárquicos.

Isso é: reis e rainhas perderam sua força política, e as pessoas passaram a eleger eles por meio de votação.

Logo, as teorias e conceitos da área podem ser usadas, também, para causas sociais. ONGs e fundações também difundem ideias e ideais. Também querem e precisam de um público ativo.

Assim, como usar o marketing em uma causa social? Veja no nosso artigo.

 

1.     Saiba quem é o seu público-alvo

Não tem jeito: um artigo sobre marketing, quase que inevitavelmente, falará sobre “Público-alvo”, no começo, porque essa é a essência do marketing.

Quer dizer, você pode tentar vender coisas para pessoas que, provavelmente, não comprariam elas. Por exemplo, vender peças de carne entre pessoas vegetarianas.

Assim, ganhe tempo sabendo quem é o seu público-alvo.

No caso de causas sociais, é preciso você entender quem são as pessoas que apoiam essa causa e quem são aquelas com tendências a virem a apoiar ela.

O primeiro passo da sobrevivência de uma ONG é na formação de um grupo ou comunidade que ira “comprar” as ideias dela.

 

2.     Crie campanhas e ações para atrair novas pessoas

Sabendo quem é seu público-alvo, o próximo passo é algo que diferencia o marketing de produtos, do marketing de causas sociais: você precisa atrair novas pessoas.

Então, suas campanhas devem ser no sentido de demonstrar o valor de sua causa. Você precisa mostrar para aqueles que pensam diferente, que suas ideias são importantes, merecem ser ouvidas e conhecidas.

É fácil difundir uma causa social para pessoas que já apoiam ela. Mas como fazê-lo para pessoas que não apoiam ou são indiferentes?

É preciso conhecer esse público também, para entender quais sãos os pontos de atrito entre a sua causa e a crença deles, e trabalhar em cima disso.

 

3.     Aposte na criatividade

O marketing de causas sociais tem outra diferença. Ele não precisa levar ao consumo. Ele serve para difundir ideias, mais do que gerar lucros.

Logo, você precisa ser criativo, para que sua causa não seja “mais uma”, que chega como spam, nos e-mails de pessoas do mundo todo, todos os dias.

O melhor caminho para isso é pelo marketing de guerrilha. Com ações que sejam inusitadas, impactantes. Que atraiam a atenção das pessoas e viralizem em redes sociais.

O marketing de causas não precisa gerar lucro, mas precisa reverberar. As pessoas precisam saber que a causa existe e precisam se interessar em conhecer e discutir ela.

Recursos como slogans fortes, vivências e intervenções urbanas são ferramentas essenciais, para esse fim.

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