Como usar uma viagem de negócios para o seu desenvolvimento pessoal?
Viagens de negócios são sempre uma oportunidade de você crescer na sua vida profissional. É o momento de você realizar um trabalho de excelência, na empresa, e o memento de você levar um projeto de negócios para a frente.
Porém, viagens de negócios também podem ser uma ótima oportunidade de crescimento profissional, para além do motivo que levou a necessidade de se viajar.
há diversas formas de você fazer sua viagem de negócios virar um verdadeiro brainstorm de projetos e aprimoramentos, mas esses atos, por vezes, exigem uma visão pragmática que muitos preferem evitar.
Mas é como se diz, são escolhas.
Então, veja como você pode aproveitar, em termos de business, sua viagem profissional.
1. Faça turismos pontuais
Fazer uma viagem de negócios para outra cidade, ainda mais quando é uma cidade turística, é uma ótima oportunidade de você descansar um pouco, sem estar de férias.
Porém, se você adotar uma visão pragmática sobre a viagem, limite a parte de turismo ao essencial. foque em descobrir negócios locais e think tanks. Explore o mundo corporativo do local onde você está.
Por mais duro que possa parecer, se você pensar na sua viagem de trabalho apenas como trabalho, você estará estimulando a criatividade de sua mente.
2. Compre os jornais locais
Comprar jornais locais é uma ótima chance de você conhecer a cultura local. Mas é também uma ótima informação sobre negócios, pessoas e economia.
Algumas notícias e acontecimentos se restringem a uma esfera regional, porém, trazem oportunidades e ideias que podem ser aproveitadas na sua empresa.
Por isso, quando for viajar, procure informações e publicações do lugar onde você está. Assista aos noticiários locais, compre as revistas e jornais.
Tente quebrar a barreira do “alguém de fora”.
3. Faça contatos
Se sua viagem for para um congresso profissional ou acadêmico, faça contatos, tanto quanto for possível.
Claro que o mais adequado é você procurar pessoas da sua área. Contudo, não se restrinja a elas. trocar conhecimentos e informações com outros campos do conhecimento fará você ter novas ideias e visões.
Leve esses contatos para sua vida profissional, e alimente eles. Procure conhecer o trabalho de seus pares, e sempre mantenha suas conversas e trocas atualizadas.
4. Conheça as publicações locais, da sua área
Em viagens profissionais dentro do país, talvez não seja tão fácil, mas em viagens internacionais, isso é quase obrigatório: procurar o que está sendo produzido, na sua área, naquele país.
Para isso, vá a livrarias e livrarias universitárias. Claro que há revistas digitais online e e-books. Porém, livros físicos ainda são o meio de comunicação mais forte, em termos de transmissão de conhecimento.
Então, procure por eles. Diversos autores da literatura foram conhecidos dessa forma: alguém que viajava, procurava a cena local, e levava os livros para sua editora.
Isso é totalmente possível no mundo corporativo. Conhecer autores, empresários e acadêmicos daquela região – e depois entrar em contato com eles – é uma ótima oportunidade de crescimento.