Como valorizar seu imóvel, na hora de alugar ou vender?

 

Muitos donos de imóveis, que compram apartamentos pensando em gerar renda com esse, encontram dificuldade de ter o retorno financeiro esperado. Os motivos para isso são variados.

Das flutuações do mercado, ao aumento de concorrência, vários fatores tornam o aluguel ou venda de um imóvel menos lucrativa.

Porém, o proprietário desse pode usar de alguns recursos para aumentar o valor da casa ou apartamento. Há, vale dizer, uma regra de mercado para definir-se um valor mínimo, que é o a equação “valor total” x “metragem”.

Entretanto, se o lugar tiver algumas benesses, os lucros podem ser potencializados. Você sabe que benesses são essas? Confira no nosso artigo, e lucre com sua propriedade.

 

1.      Reformas na infraestrutura

Imóveis antigos têm, eventualmente, um enorme problema de infraestrutura, que faz com que eles percam valor de mercado.

Em alguns casos, a parte elétrica é antiquada. Logo, o imóvel não comporta itens de tecnologia moderna – como alguns chuveiros, máquinas funcionais ou computadores. Ou pior, não há disjuntores e fiação adequados.

Encanamentos também podem ser problemáticos, considerando as mudanças estruturais pelas quais as grandes cidades passaram, nos últimos anos. Assim, os canos são de metal (e estão deteriorados) ou são muito finos.

Pisos soltos ou quebrados também são comuns, em imóveis antigos.

Assim, fazer uma reforma é um modo, não apenas de valorizar a casa ou apartamento, como também de garantir sua maior durabilidade.

 

2.      Moveis e objetos funcionais

Armários embutidos, espelhos, chuveiros de alta qualidade e redes de proteção são benesses que tornam o imóvel mais valorizado.

Armários embutidos são muito buscados por pessoas que ainda não tem uma capacidade de renda tão grande – eles representam uma enorme economia para esses potenciais locatários. Claro que o armário precisa estar conservado.

Já os chuveiros modernos ajudam a transmitir um melhor aspecto para o imóvel. Se você colocar o chuveiro mais barato, passa a sensação de que a casa ou apartamento é um lugar de passagem, desestimulando o interesse por renovar o contrato.

 

3.      Jardins bem cuidados

Essa dica é muito mais para casas. Jardins, quintais e áreas gramadas bem cuidadas valorizam o imóvel. Primeiro, porque representam um cuidado a menos, para o futuro morador.

Se o próximo residente não for uma pessoa das plantas, um jardim bem cuidado representará uma preocupação a menos (não vai atrair pragas domésticas, não vai exigir cuidados com vegetação).

Já se o próximo residente for, um jardim bem cuidado vai ser um atrativo a mais. Será um espaço verde, saudável e pronto para uso.

 

4.      Cuidados com o condomínio

Essa dica é mais para apartamentos. O cuidado com o condomínio, para além de seu imóvel, torna ele mais valorizado. Isso incluí pinturas, reformas, prevenção ao vandalismo, valorização da equipe de limpeza e portaria…

Para tanto, vá em reuniões de condomínio, e coloque as pautas em questão. Mesmo porque, essas benesses não trazem vantagens apenas para seu apartamento, mas também para o de todos os demais. É um custo que vale.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.