Como vender um produto, sem falar dele: conheça 4 recursos de publicidade criativa

 

Grandes empresas de produtos e serviços precisam divulgar sua marca. Logo, precisam de publicidade. Porém, nem sempre a publicidade direta funciona.

Isso é: nem sempre uma propaganda anunciando o produto, suas vantagens e seu eventual custo-benefício é eficaz. Assim, cabe às empresas de marketing pensarem em soluções criativas e inovadoras.

Hoje, essa inovação está um pouco mais difícil de se atingir: já existem alguns modelos criativos que os publicitários utilizam. Mesmo assim, esses modelos ainda funcionam com algum sucesso.

Dessa maneira, empresas que querem falar de seu produto, mas sem parecerem pedantes ou soarem incisivas, utilizam eles.

Alguns recursos são nossos velhos conhecidos, e são evidentes: o bordão e o uso de uma “autoridade”. Porém, há aqueles mais sutis.

Conheça 4 desses modelos, aqui.

 

1.      Bordão

O bordão é um recurso eficaz, para você fixar sua marca no mercado, mesmo entre um público que não seja o seu público-alvo. Podemos pensar em campanhas de cerveja.

Algumas utilizam frases fáceis de decorar, alusivas ao sabor ou às sensações do produto, e essas se tornam expressões da própria língua. Por exemplo, a cerveja que “desce redondo”.

Quantas pessoas não utilizaram esse bordão, em outro momento, para falar de algo, sem nenhuma relação com cerveja?

Com o bordão, você divulga sua marca, inclusive, por marketing indireto.

 

2.      Argumento de autoridade

O argumento de autoridade, por vezes, não traz nenhuma “autoridade” em si, mas uma pessoa influente ou benquista nos meios culturais.

Por exemplo, um ator em uma propaganda de colchões.

Aqui, você associa seu produto a um modelo de pessoa, e todos os valores a ele relacionados. Pode ser saúde, sucesso, beleza, bom-humor, dentre outros.

Porém, a propaganda pode trazer alguém da área, como dentistas (com seu CRO divulgado) em propagandas de creme dental. Você coloca um especialista, atestando a qualidade de seu produto.

 

3.      Nostalgia

Já falamos dela aqui.

A nostalgia é uma forma de você associar seu produto a sensações e emoções, além de segurança e estabilidade emocional. Você remete seu público-alvo a uma época da qual eles tinham certo domínio ou segurança sobre suas vidas.

E se não tinham, ao menos, eles tinham algo que hoje, provavelmente, não têm: as respostas para suas questões mais imediatas.

Isso dá uma sensação de bem-estar. Dissipa angústias do presente, com lembranças e idealizações do passado.

 

4.      Nonsense

O nonsense é o dito humor absurdo. Ou seja, você cria uma propaganda com situações incomuns ou mesmo irreais.

O tom geralmente é humor, mas pode haver outras emoções correlacionadas, como melancolia (um dinossauro dirigindo um carro), ou excitação (um fisioculturista surgindo de um lago, falando sobre um desodorante).

A ideia aqui, é operar com o chiste, que de maneira mais genérica, pode ser entendido como a quebra de expectativas, em uma sequência aparentemente lógica.

O expectador ri da situação – e inconscientemente, valoriza o produto, devido ao humor. O humor traz bem-estar, por isso é que sempre buscamos aquilo que nos causa riso.

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