5 dicas de como melhorar a concentração nos estudos
Um dos problemas na preparação dos estudantes para as provas de concursos públicos e vestibulares é a falta de concentração nos estudos. É natural que em períodos longos de estudo, principalmente, para exames importantes, o estudante tenha dificuldade em manter o foco e a concentração nos estudos. No entanto, esse é um dos pilares para estudar com qualidade.
A concentração diz respeito à capacidade de focar a atenção e os esforços mentais em uma tarefa ou atividade específica, excluindo distrações externas ou internas. Por isso, ter boa concentração é fundamental para realizar tarefas com eficiência e alcançar objetivos.
Caso você não consiga focar a sua atenção totalmente na matéria, livro, ou apostila a ser estudada, você precisa desenvolver alguns hábitos que ajudem a receber esse problema. Além disso, há alguns métodos que ajudam a melhorar a concentração nos estudos.
Pensando nisso, apresentamos a seguir algumas dicas de como melhorar a concentração nos estudos para você melhorar o seu desempenho. Confira!
Organização é a palavra-chave
De modo geral, para manter a concentração nos estudos, é fundamental se organizar. Além de manter o ambiente de estudo limpo e organizado, é preciso também manter a organização no cronograma de estudos e no material de apoio para os estudos.
Portanto, busque sempre deixar o ambiente de estudo e a sua mesa em ordem. Evite estudar em ambientes mal iluminados ou com muita informação visual ou poluição sonora. O ideal é começar a estudar somente após organizar todo o material que você pretende usar no seu momento de estudo. O simples fato de precisar procurar uma caneta em meio à bagunça pode afetar a sua concentração. Portanto, prepare-se com antecedência e mantenha tudo que for necessário ao seu alcance.
Além disso, organize o seu cronograma de estudos. Desse modo, você poderá começar o seu trabalho sabendo exatamente o que precisa estudar e quanto tempo dispõe para determinado assunto ou matéria.
Método Pomodoro
Um dos métodos que ajudam muito a melhorar a concentração nos estudos é o Pomodoro. Esse método consiste em manter o foco total no trabalho a ser desempenhado ou no assunto a ser estudado por um curto período de tempo e, posteriormente, fazer pequenas pausas para descansar a mente.
Nesse sentido, você pode marcar no relógio 25 minutos, por exemplo, e começar a estudar o assunto em questão. Decorridos os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos, seja para tomar uma água, fazer um breve alongamento ou apenas pensar em outra coisa. Assim, será mais fácil manter a concentração a cada bloco de estudos.
Evite interferências
Um dos problemas que podem atrapalhar a sua concentração nos estudos são as interferências, sejam elas virtuais ou não. Desse modo, para se concentrar, evite estudar em locais com grande trânsito de pessoas. Se você for estudar em casa e morar com a sua família, converse com seus familiares com antecedência e peça para não ser interrompido no momento de estudo.
Além disso, desligue o celular para evitar que notificações de redes sociais atrapalhem o seu foco. O celular, assim como aparelhos sonoros, como televisões, por exemplo, podem ser aliados nos estudos, mas devem ser usados com cautela, principalmente se você tiver dificuldade para se concentrar.
Mapas mentais ajudam a manter o foco
Outro recurso muito eficaz para ajudar a manter a concentração nos estudos é o mapa mental. Criar mapas mentais para fixar e revisar o conteúdo estudado pode ser de grande ajuda para os estudantes mais desfocados, já que os mapas mapas mentais envolvem cores, símbolos, facilitando a visualização do que é mais importante sobre um determinado assunto.
Confira aqui como criar um mapa mental!
Entenda o processo
Por fim, mantenha a calma quando perceber que não consegue se concentrar. Muitas vezes essa falta de foco pode ser decorrente de um dia ruim, de uma noite de sono mal dormida ou de outros fatores sobre os quais você não tem controle. Isso é normal. Então, não se preocupe e tente manter a constância, pois além da concentração, a constância é fundamental para obter bons desempenhos nos estudos.