Concurso Ibama: 460 vagas e salários acima de R$ 10 mil
Segundo a Portaria 6.152, há um prazo determinado para que o edital seja publicado
O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) autorizou o concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A intenção é ampliar o quadro de colaboradores, ou seja, o quantitativo de vagas que serão oferecidas no novo certame.
A autorização das 460 oportunidades teve a publicação feita no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (30). Essas ofertas serão voltadas para as funções de analista ambiental (com 330 vagas) e analista administrativo (com 130 vagas). Lembrando que ambos os cargos o nível superior como escolaridade. Ademais, a remuneração supera R$ 10 mil, incluindo auxílio-alimentação e gratificações.
Prazo para a publicação do edital do concurso Ibama
Segundo a Portaria 6.152, há um prazo determinado para que o edital do concurso Ibama seja publicado: no máximo seis meses a contar deste dia 30 de agosto. Além do mais, o prazo da antecedência mínima da publicação de regras, bem como a aplicação das provas do certame é de 60 dias.
No começo do mês de julho de 2024, o MGI deu a autorização para o concurso Ibama com o provimento de novas 260 oportunidades: seriam 130 vagas para cada um dos cargos. Mas, a expectativa era de que o governo ampliasse o quantitativo de postos oferecidos para o órgão. Contanto, até o momento isso não aconteceu.
Contratação de temporários
Enquanto o novo concurso Ibama não acontece para os efetivos, o presidente do órgão deu sua autorização para que o Centro Especializado Prevfogo contrate brigadas temporárias a fim de prevenir e combater os incêndios florestais.
De acordo com a portaria que foi publicada na última terça-feira (27) no Diário Oficial, serão preenchidas as 624 oportunidades para as brigadas federais. Estas atuarão no Distrito Federal e em mais 19 Estados brasileiros.
Além de brigadas do combate direto com o fogo, a previsão da portaria é para a contratação ainda de equipes que serão especializadas. Elas se alocarão nas regiões com as demandas operacionais mais específicas, o que garante uma resposta eficaz e rápida.
Essas são equipes do Pronto Emprego Logística e Pronto Emprego, que comumente integram, no máximo, 36 brigadistas. Estas se alocarão na Bahia, Distrito Federal, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Rondônia e Tocantins.
De acordo com a documentação, o PrevFogo se responsabilizará pela seleção, a contratação, a administração e o gerenciamento de atividades de brigadas. Nesse sentido, com base nas seleções anteriores, as vagas podem exigir alguns requisitos específicos, como graduação em nível superior, no nível médio, bem como no nível fundamental. Sem contar que é provável que a seleção seja composta da avaliação curricular junto da análise de vida pregressa.
Último concurso Ibama
O último concurso Ibama se realizou em 2021, com a organização do Cebraspe. Na época, a oferta foi de 568 oportunidades para analista, sendo:
- Administrativo;
- Ambiental;
- Técnico Ambiental.
Confira a seguir a distribuição de vagas:
Os candidatos tiveram a avaliação feita através de prova objetiva e também de prova discursiva. A prova objetiva foi composta por 120 questões, que se distribuíram da forma:
- Conhecimento básico – 50 questões;
- Conhecimento específico – 70 questões.
Ademais, a prova discursiva avalia os 30,00 pontos, consistindo de (segundo os cargos):
- 1 – Analista Administrativo – A redação do texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, acerca dos temas relacionados aos conhecimentos específicos;
- 2, 3 e 4 – Analista Ambiental – A redação do texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, com a abordagem de conhecimentos específicos conforme o Tema escolhido, sendo 1, 2 e 3;
- 5 – Técnico Ambiental – A redação do texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, acerca dos temas relacionados às atualidades.