Concurso Nacional Unificado: Prazo para pagar taxa de inscrição termina na sexta-feira (16)
Os inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU) têm até a próxima sexta-feira, dia 16 de fevereiro, para pagar a taxa de inscrição do ‘Enem dos Concursos‘. O período de inscrição chegou ao fim no último dia 9 de fevereiro. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cerca de 2,65 milhões de candidatos se inscreveram.
O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito exclusivamente por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Para baixar o boleto, é necessário acessar o site do Concurso Nacional Unificado, acessar o sistema e fazer o dowload do arquivo PDF.
O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o nível do cargo pretendido. Desse modo, o valor é de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para os de nível médio. A taxa pode ser paga em banco, ou pelo PIX, com o uso do QR Code.
Estão liberados de realizar o pagamento da taxa somente os candidatos que solicitaram a isenção e tiveram os pedidos deferidos. Aqueles cujos pedidos foram indeferidos deverão pagar a taxa para efetivar o cadastro no CNU.
Os concorrentes poderão verificar os dados finais da inscrição no dia 29 de fevereiro, por meio do site da Cesgranrio, que é banca realizadora do processo seletivo e por onde está sendo realizado o processo de inscrição, com o uso da conta gov.br.
Provas do CNU
De acordo com o edital do “Enem dos Concursos”, a aplicação das provas está marcada para o dia 5 de maio e será divida em dois turnos. Os candidatos poderão cosultar os locais de prova a partir do dia 29 de fevereiro no site da Cesgranrio.
Ainda segundo o edital, as provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em todo o país, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No momento da inscrição os candidatos puderam indicar em qual estado e cidade gostariam de realizar o exame. Ao todo, 220 cidades sediarão a aplicação das provas, abrangendo todas as regiões do país:
- Norte – 41 municípios;
- Nordeste – 61 municípios;
- Centro-Oeste – 22 municípios;
- Sudeste – 69 municípios;
- Sul – 27 municípios.
As provas serão divididas por área, sendo comuns para todos os blocos temáticos e cargos. Nesse sentido, cada área do conhecimento contemplada na avaliação terá um peso diferenciado a depender do cargo pretendido.
No turno da manhã, serão aplicadas 20 questões objetivas de múltipla escolha e a prova discursiva. Os candidatos terão 2 horas e 30 minutos para responder essas questões. Já no período da tarde, o número de questões dependerá do bloco temático. Para os cargos de nível superior, serão 50 questões, enquanto para nível médio, 40 questões, todas de múltipla escolha. À tarde, a aplicação terá 3 horas e 30 minutos.
Como será o Concurso Nacional Unificado?
O modelo do CNU foi pensado pelo MGI, com o objetivo de selecionar profissionais de diversas áreas para atuar em nível federal. De acordo com dados do governo federal, estão sendo ofertadas 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos federais.
Desse modo, há vagas para diversas autarquias, institutos e ministérios, como o MEC, o Ministério da Cultura e o Ministério da Saúde. A pasta com a maior oferta de vagas é o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com 1.480 vagas. Trata-se de uma ótima oportunidade para as pessoas que buscam uma vaga no funcionalismo público.
Ao todo, a seleção contará com quatro fases, sendo a 1ª a aplicação das provas, a 2ª referente a perícia e a última referente a confirmação das informações.
Principais datas do CNU
- 29/02 – Divulgação dos dados finais de inscrições;
- 05/05 – Provas;
- 03/06 – Resultado preliminar;
- 30/07 – Resultado final;
- 05/08 – Convocação para posse e cursos de formação.
Com informações da Agência Brasil.
Leia também OBMEP 2024: IMPA abre período de inscrição para a 19ª Olimpíada de Matemática; saiba mais.