REMARCAÇÃO para agosto das provas do Concurso Unificado beneficiará afetados pela catástrofe do Rio Grande do Sul
De início, as provas seriam aplicadas no dia 05 de maio
Ontem, quinta-feira (23) foi emitida uma nota oficial do MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) com a data nova das provas do Concurso Unificado. As provas discursivas e objetivas se realizarão em 228 municípios brasileiros, de acordo com a opção no momento da inscrição.
De início, as provas seriam aplicadas no dia 05 de maio. No entanto, com apenas dois dias para a data, o governo determinou que o exame seria adiado no Brasil todo. Isso porque aconteceu, infelizmente, as fortes chuvas e o decreto da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Nova data do Concurso Unificado é anunciada oficialmente
Segundo informações advindas de Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a decisão objetivava o benefício dos candidatos. Afinal, com o adiamento, todos poderão fazer as provas no mesmo dia, com as mesmas condições.
Depois do adiamento, veio uma informação por parte do MGI de que os mais de 18 mil malotes com as provas foram recolhidos e encaminhados para um local secreto e seguro. Ademais, todos os malotes foram vistoriados pelos integrantes da rede de segurança do exame, não tendo sido identificadas quaisquer violações.
O Ministério da Gestão ainda afirmou que será iniciado um diálogo a fim de garantir quais serão os locais da prova. Isso porque a prioridade é a manutenção da localização definida anteriormente.
Em se tratando do Rio Grande do Sul, serão discutidas pautas especiais na intenção de que o acesso dos gaúchos inscritos seja garantido. Portanto, os concorrentes precisarão acessar os cartões de prova novamente, para verificar o local da aplicação, se foi ou não mantido na nova data.
O cartão de confirmação da inscrição, contendo os detalhes acerca dos locais das provas, terá divulgação feita no dia 07 de agosto, na página oficial do concurso. O acesso só será possível através dos dados referentes à conta do GOV.BR.
Haverá reabertura das inscrições do Concurso Unificado?
Até o momento, não há nenhuma sinalização por parte do organizador do exame, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Portanto, até então não há a possibilidade de as inscrições serem reabertas.
O edital do CNU não conta também com tal prerrogativa. O Concurso Unificado tem, atualmente, mais de 2 milhões de inscritos confirmados entre os cargos de nível médio e nível superior.
Até mesmo contando com a referência de outros concursos, quando a data da aplicação da prova foi adiada, os órgãos competentes não abriram um período novo para inscrição. Somente quem que já se candidatou permanecerá na seleção e poderá realizar as provas na data nova.
Haverá a possibilidade de devolver a taxa de inscrição?
Mais um questionamento é levantado com o adiamento das provas do Concurso Unificado. Nesse sentido, vários certames abrem a oportunidade de devolver a taxa da inscrição para aqueles que querem mais permanecer no processo seletivo.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos comentou que os casos que são passíveis de reembolso são somente aqueles em que há problemas ocorridos na aplicação dos exames. A pasta afirmou ainda que “por ora não se pode solicitar reembolso, uma vez que ninguém sofreu prejuízos “. Em nota oficial, confirmando a data para o dia 18 de agosto, o MGI não menciona também a possibilidade da devolução da taxa.