Conheça 4 técnicas de estudos tradicionais

 

Estudar não é algo simples, embora pareça. Afinal, qual é o mistério e a dificuldade que existe em fazer algo como ler um livro, ou aprender fatos históricos?

Alguém até pode argumentar que, no caso de Humanidades, de fato, há uma abertura maior a variações. Porém, Exatas, com suas milhares de fórmulas também não é algo simples.

O fato é: estudar não envolve apenas ler um livro e, depois, fazer exercícios. Há diversas formas pelas quais podemos aprender alguma coisa, e uma mesma pessoa pode aprender coisas diferentes de formas diferentes.

Cada matéria traz especificidades e questões próprias, e nem sempre uma técnica de estudos serve, para uma pessoa, para todas as matérias.

Então, aprenda aqui 4 técnicas de estudos clássicas. Metodologias de aprendizado mais tradicional – e que não se baseiam no “decorar”, que afinal, decorar não é (sempre) sinônimo de aprender.

 

1.      A Técnica de Feynman

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Uma das mais conhecidas metodologias de estudo é a “Técnica de Feynman”, desenvolvida pelo físico Richard Feynman (1918-1988).

Trata-se de um processo simples, que envolve você revisar o conteúdo que aprendeu, como se estivesse ensinando-o para uma criança.

Para tanto, primeiro, você precisa estudar propriamente.

Depois, fale sobre esse conteúdo, como se você estivesse ensinando-o para uma criança.

No processo, veja o que está confuso.

Posteriormente, revise esses pontos e simplifique-os.

Por fim, repita o processo.

 

2.      Active recall – recordação ativa

A recapitulação de um conteúdo é, justamente, você retomar ele, depois de ter feito a primeira leitura. Para isso, ao invés de simplesmente ler, você usará metodologias ativas, para estimular o cérebro.

Como? Você pode fazer testes (perguntas de múltipla escolha, ou dissertativas), pode fazer mapas esquemáticos, cartões de perguntas, entre outros.

O importante, é que as informações não estejam dadas de forma completa, inicialmente.

Por exemplo, você está estudando sobre a independência do Brasil, e puxa um cartão aleatório, com a pergunta: “O que aconteceu no dia 9 de janeiro?”.

O active recall, inclusive, pode ser usado com crianças (ou como uma atividade de entretenimento, com amigos e familiares) por ser um método lúdico, que exige a participação ativa de quem está sendo abordado.

 

3.      Repetição espaçada

A repetição espaçada é uma forma de você decorar um conteúdo, ao longo de um período.

Para tanto, primeiro, aprenda esse conteúdo de forma crítica. Ou seja, fale sobre ele de modo que você entenda o que está fazendo.

Terminada a sessão de estudos, só volte a ler o conteúdo, alguns dias depois. Mas, ao invés de pegar novos conceitos, estude a matéria antiga de novo.

 

4.      PQ4R

O nome da técnica é uma sigla em inglês prever (P), questionar (Q) e os “4 Rs”: ler (read), refletir (reflect), recitar (recite) e revisar (review).

Ou seja, primeiro você prevê o que será seu conteúdo. Em seguida, questiona essas previsões. Então, lê com criticidade, comenta e revisa o que estudou.

Dessa maneira, você cria relações entre seus conhecimentos prévios e, aquilo que está estudando – e depois aquilo que estudou.

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