Conheça 5 softwares essenciais para a engenharia civil

 

Foi-se o tempo em que a Engenharia Civil era um monte de telões azuis, com esquemas e esqueletos estruturais.

Hoje, engenheiros e arquitetos precisam de softwares, para fazerem seus projetos. Um profissional que abdica desses recursos até consegue fazer um bom trabalho – claro, antes, era assim.

Porém, para se conseguir desenhar um projeto criativo, e para conseguir executar ele de forma dinâmica, softwares são essenciais.

Além disso, a construção civil enfrenta novas demandas, como o caso da arquitetura inclusiva e a engenharia verde/sustentável.

Logo, programas você pode utilizar na sua empresa? Conheça 5 dos mais recomendados.

 

1.     SketchUp

De longe o programa mais conhecido e utilizado. O SketchUp é bastante popular, por apresentar interfaces e recursos intuitivos, isso é, que não exigem um conhecimento técnico tão avançado, num primeiro momento.

Isso não significa que ele não permita inovações. Ao contrário, com uma biblioteca de modelos 3D, é o software que permite criações detalhadas, e inovadoras.

Vale destacar que é um programa com ótimos resultados, para quem busca uma projeção ou modelização, da obra acabada.

 

2.     AutoCAD

Outro programa tradicional. Saber operar o AutoCAD é, praticamente, uma obrigação para todos que trabalham com Engenharia Civil e Arquitetura. Seu grande diferencial é a possibilidade de criar desenhos técnicos altamente detalhados, em 2D.

Suas funcionalidades em 3D também são bastante recomendadas, por profissionais com mais tempo de carreira.

Além disso, suas funcionalidades de cálculos e equações fazem com que o programa seja um “otimizador de tempo”.

Por fim, outro diferencial é sua possibilidade de ser operado até por smartphones, mesmo à distância.

 

3.     MATLAB

Software tradicional (data dos anos 70), o MATLAB é muito utilizado e recomendado, apesar de sua “idade”, porque possibilita a criação de projetos em Engenharia Civil e de demais ramos da engenharia.

Seus recursos permitem possibilitam que o projetista faça diversos gráficos e cálculos em pouco tempo, e com precisão. Outra vantagem é sua possibilidade é de criar trabalhos focados em resultados específicos.

Logo, é um software que pode ser utilizado no gerenciamento de equipes. Seus muitos “anos de vida” garantem que ele tenha um acervo de informações dos mais completos de todos.

 

4.     Sienge

Criação nacional, o Sienge é um software muito mais focado na gestão de projetos, portanto, é bastante popular entre empresas e escritórios.

O foco não é tanto o projeto, nesse software, mas a gestão de recursos e planejamento estratégico do projeto.

Dentre seus recursos, há a possibilidade de gerenciar dados de uma construtora, como orçamentos, planilhas de materiais, cronogramas de execução, chegando até mesmo ao setor de vendas, com estratégias de mercado e similares.

 

5.     MDSolids

Software muito mais voltado a formação técnica e profissional de engenheiros, arquitetos e demais profissionais. O didatismo do MDSolids o torna extremamente popular.

Dentre os recursos, há cálculos das mais diversas naturezas, inclusive, considerando variações de estrutura nos materiais empregados, e a execução de cálculos, com rapidez.

Logo, é um software essencial, para estudantes que querem dominar programas de engenharia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.