Covid-19: Como escrever uma redação atual e informativa sobre a maior pandemia do século

A pandemia de Covid-19 é, sem dúvida, um dos eventos mais marcantes do século XXI. Desde o surgimento do novo coronavírus em dezembro de 2019, em Wuhan, na China, o mundo tem lutado para controlar a propagação do vírus e posteriormente suas variantes e teve que lidar com as consequências da doença. O vírus se espalhou pelo mundo de forma extremamente rápida, infectando milhões de pessoas e causando uma grande quantidade de mortes. Em uma redação sobre este assunto, é importante trabalhar a abordagem histórica da doença, os principais aspectos que contribuíram para sua disseminação e como ela afetou a vida das pessoas.

Para começar, é importante entender e dissertar sobre a origem do vírus. Realizar uma abordagem informativa sobre a origem da doença: “Acredita-se que o COVID-19 tenha se originado em um mercado de frutos do mar na cidade de Wuhan, na China. Desde então, o vírus se espalhou para todo o mundo através de pessoas que realizavam viagens internacionais e, apesar dos esforços para conter a propagação, a Covid-19 se tornou uma pandemia global”. 

Trabalhar nas redações de cunho informativo requer um conhecimento prévio do emissor, ou seja, aquele que dissertará o conteúdo para o receptor. Trazer elementos fidedignos para a redação dará credibilidade ao tema abordado. A forma de apresentação coesiva e coerente, por sua vez, trará uma sequência que facilitará o entendimento daqueles que lerem o texto.

Ainda sobre o assunto, requer que seja feita uma abordagem das principais características do vírus e a sua alta contagiosidade, com isso, sugere-se a separação de pelo menos dois parágrafos para elencar a forma de transmissão e os sintomas da doença, como o exemplo abaixo:

“O Covid-19 se espalha facilmente de pessoa para pessoa, sua principal forma de transmissão é por meio do contato próximo, seja por gotículas expelidas pela boca ou pelo nariz durante a fala, tosse ou espirro, ou mesmo por contato físico, como aperto de mãos, de pessoas que estejam infectadas pelo vírus. Além disso, o vírus também pode ser transmitido por superfícies contaminadas.

Os sintomas mais comuns da doença são febre, tosse seca e dificuldade para respirar. No entanto, muitas pessoas infectadas podem ser assintomáticas ou apresentar apenas sintomas leves, o que dificulta o controle da transmissão. Por outro lado, outras pessoas podem desenvolver complicações graves, principalmente aquelas com condições de saúde pré-existentes e idosos. Tendo isso em mente, é fundamental protegermos aqueles que são mais vulneráveis, adotando medidas de segurança e seguindo as orientações das autoridades de saúde. Dessa forma, é necessário adotar medidas de prevenção, como o uso de máscaras faciais, lavagem frequente das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações.”

Dando continuidade à dissertação do tema, os parágrafos podem ser carregados de elementos coesivos que enriquecerão o texto, oferecendo um conteúdo cheio de informações aos leitores. Os parágrafos seguintes poderão trabalhar sobre as medidas que foram tomadas e utilizadas pelas pessoas para evitar a propagação do vírus, bem como os impactos causados, conforme modelo a seguir:

“Os impactos causados pela pandemia vão muito além da área da saúde. A crise sanitária causou um enorme impacto na economia global, com recessões, perda de empregos e falências de empresas com a redução das atividades comerciais em vários países. Muitas pessoas perderam seus empregos e enfrentaram dificuldades financeiras.

O setor de turismo, por exemplo, foi duramente afetado, com a suspensão de voos e o fechamento de fronteiras. Além disso, a crise também tem gerado impactos psicológicos e emocionais, com um aumento significativo nos casos de ansiedade e depressão.

Além disso, a pandemia teve um forte impacto na educação. Com as escolas fechadas, muitos estudantes tiveram que se adaptar à aprendizagem online. Embora seja uma alternativa viável, ela apresenta desafios, como a falta de acesso à internet adequada e dificuldades de adaptação para crianças pequenas.

Contudo, os governos implementaram medidas de auxílio financeiro para tentar minimizar os efeitos negativos, mas a recuperação econômica ainda será desafiadora e infelizmente irá perdurar por longos anos. As consequências econômicas para alguns, é irreversível, pois não conseguirão se estabelecer novamente no mercado comercial.”

Todos os elementos apresentados acima correspondem aos impactos causados pela pandemia do Coronavírus, separados em parágrafos de modo a facilitar a compreensão do leitor. Em seguida, dando continuidade ao modelo da redação iniciada, podemos abordar as medidas tomadas para a erradicação do COVID-19

“Diante desse cenário, os governos tomaram medidas para tentar controlar a disseminação do vírus e minimizar os impactos da pandemia. Lockdowns, restrições de viagens, fechamento de comércios não essenciais e campanhas de vacinação em massa foram algumas das estratégias adotadas ao redor do mundo. No entanto, a luta contra o Covid-19 foi exaustiva, hoje está minimizada, mas ainda está longe de terminar.

Atualmente, a comunidade científica tem se dedicado intensamente à pesquisa e desenvolvimento de vacinas eficazes contra o coronavírus, principalmente contra as variantes que sofrem mutações e se apresentam mais resistentes. Diversas vacinas já foram aprovadas e estão sendo utilizadas em vários países. A vacinação em massa é considerada a principal estratégia para controlar a doença e reduzir o número de casos e mortes.

É importante ressaltar que mesmo com o avanço da vacinação, ainda é necessário manter algumas medidas de prevenção para evitar a propagação das variantes da doença.”

Após discorrer sobre os cenários e medidas que foram tomadas para sanar os problemas de saúde que afetaram o mundo em decorrência da pandemia do Coronavírus, podemos realizar o fechamento da redação, trazendo tanto elementos construtivos em referência ao que aprendemos com a pandemia, quanto apresentar medidas que ainda não foram utilizadas e que poderão ser úteis, principalmente em relação às variantes.

“No entanto, não devemos apenas focar nos aspectos negativos da pandemia. A Covid-19 também trouxe a oportunidade de valorizarmos a solidariedade e a resiliência humana. Vimos pessoas se unindo para ajudar os mais necessitados, cientistas trabalhando incansavelmente para desenvolver vacinas e comunidades se adaptando a uma nova forma de viver.

Em suma, a pandemia de Covid-19 afetou todas as esferas da vida humana. Desde a saúde até a economia, nossas vidas mudaram drasticamente. No entanto, também devemos aproveitar essa crise como uma oportunidade para aprendermos e crescermos como sociedade. Somente através da cooperação mútua e adesão às medidas de segurança superamos essa pandemia e a partir disso, passamos a construir um futuro mais saudável e resiliente, lutando por medidas de prevenção e a vacinação em massa, que se mostraram promissoras, mas é necessário persistir na luta contra as variantes desse vírus. A busca por soluções eficazes e o apoio mútuo são essenciais para superar essa crise e retomar a normalidade.”

 

Escrever deve ser considerada uma atividade contínua de modo a obter mais discernimento e expertise nas argumentações dissertativas. Estar atualizado dos acontecimentos nacionais e internacionais colocam aqueles que querem se destacar na escrita, um passo a frente dos demais concorrentes, pois terá maior domínio de conhecimento para ser explorado em um texto.

O Pensar Cursos é riquíssimo em conteúdos relevantes e dicas para atualizar os nossos leitores e contribuir para que estejam atualizados, com conteúdos de qualidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.