5 passos para organizar o cronograma de estudos para Concursos Públicos

A maioria das pessoas que estão se preparando para provas de concursos públicos e vestibulares costuma se preocupar muito com a quantidade de assuntos que precisa estudar e também com a busca pelo melhor método de estudo ou de memorização dos assuntos. No entanto, boa parte dos concurseiros e vestibulandos ignoram o fato de que a organização é uma das palavras-chave para estudar com qualidade, garantindo bons resultados.
Criar um planejamento de estudo assertivo e flexível é fundamental para obter sucesso em provas de concursos públicos, pois permite que o concurseiro se prepare para as provas de maneira ordenada e eficaz. Essa ferramenta de planejamento facilita atingir as metas e objetivos de maneira equilibrada, levando em conta os limites de cada um e o tempo disponível.
Apesar disso, a tarefa de organizar um cronograma de estudos para concursos não é tão simples. Além de exigir atenção a diversos fatores, o cronograma deve ser personalizado, sendo possível de encaixar na rotina do estudante.
Cronograma de estudos em 5 passos
Apresentamos a seguir os passos fundamentais para criar um cronograma de estudos que abarque todos os conteúdos que você precisa estudar para o seu concurso. Confira a seguir!
1. Liste os assuntos que você precisa estudar
Em primeiro lugar, para iniciar o seu planejamento de estudos, faça um levantamento dos assuntos que costumam cair nas provas do concurso que você deseja prestar. Para isso, você pode recorrer a editais antigos e até mesmo as provas aplicadas em anos anteriores. Priorize pesquisar assuntos nas provas da mesma banca que organizará o seu certame. Caso o edital do seu concurso já tenha sido publicado, consulte o conteúdo programático de cada matéria.
2. Avalie a sua rotina e tempo disponível
Em seguida, você deverá analisar a sua rotina, listando quais são as suas tarefas diárias e quais horários do dia você está livre para estudar. Essa etapa é fundamental para definir quanto tempo diário e semanal você dispõe para dedicar ao cumprimento do seu cronograma de estudos. Caso o concurseiro trabalhe durante meio período, por exemplo, poderá reservar as horas do contra turno para se dedicar aos estudos.
3. Reúna tarefas
Após concluir a listagem de assuntos a estudar e avaliar a sua rotina, você deve reunir as tarefas. Anotar todas as disciplinas e tarefas que entrarão no plano. Lembre-se de não esquecer de incluir os momentos de descanso, pois o estudante sobrecarregado e cansado têm dificuldades de aprendizado.
É nessa etapa que você deve considerar quantos meses tem para se preparar para a sua prova, pois o cronograma deve ser feito para esse período, considerando as horas semanais que necessitará para se dedicar a isso.
4. Monte o cronograma, definindo o horário de estudos
O quarto passo consiste em montar o cronograma de estudos, definindo o período do dia no qual você vai estudar e também definindo um padrão de estudos para cada disciplina. Nesse sentido, você pode, por exemplo, definir 4 horas de estudo no período da manhã, sendo as duas primeiras horas voltadas para uma matéria, seguidas de uma pausa para lanche ou descanso e mais duas horas para uma segunda disciplina.
Nessa etapa, vale a pena separar mais horas da semana para a disciplina na qual você mais tem dificuldade de aprendizagem ou para a matéria de maior peso na nota final do concurso.
5. Esquematize um calendário de estudos
Por fim, organize em uma tabela o seu calendário de estudos, considerando todo o levantamento já feito a partir dos passos anteriores. Você pode usar modelos prontos encontrados facilmente na internet ou mesmo produzir manualmente. Esse calendário deve ser flexível para abarcar suas metas e objetivos.
Leia também Uso e diferenças dos quatro porquês: por que, porque, por quê ou porquê? Descubra aqui!