CUIDADO! Erros que você deve evitar na redação do ENEM
Veja quais são eles
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova criada em 1998 para avaliar os estudantes que haviam concluído o ensino médio. Hoje, o ENEM é considerado uma das provas mais importantes do país.
Muitos estudantes brasileiros querem entender o funcionamento da redação do ENEM para garantir uma pontuação alta. Afinal, todos nós sabemos que a redação é responsável por parcela significativa da média final de um estudante no ENEM.
Dessa maneira, para que você não cometa erros que poderão prejudicar a sua nota final, separamos um resumo com alguns dos principais erros que você deve evitar na redação do ENEM 2024. Vamos conferir!
Usar gírias
Tenha em mente que você deverá usar somente linguagem formal na prova do ENEM. Dessa forma, evite o uso de gírias: elas podem ser usadas no seu quotidiano, mas não na redação do ENEM.
O uso de gírias poderá resultar na perda de muitos pontos, pois a banca examinadora espera que o candidato demonstre o domínio da norma culta da língua ao longo da redação. Assim, escreva o seu texto usando somente a norma padrão da língua portuguesa.
Fuga do tema proposto
Um dos erros mais graves que um estudante pode cometer na redação do ENEM é fugir do tema proposto pela banca examinadora da prova.
Na prova do ENEM, os candidatos devem redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema apresentado, ou seja, que explore diferentes aspectos do tema e apresente uma proposta de intervenção para o problema discutido.
Tenha em mente que uma redação foge do tema quando as ideias desenvolvidas ao longo do texto não tem nenhuma relação com o tema proposto. A melhor maneira de evitar esse erro é fundamental compreender bem a linha temática da redação e planejar o seu texto com antecedência.
Assim, uma boa estratégia é ler a linha temática com atenção e identificar os pontos principais que deverão ser abordados ao longo do texto. Lembre-se de que todos os parágrafos da redação devem fazer algum tipo de referência ao tema.
Conclusão incompleta
Redigir o parágrafo de conclusão da redação do ENEM pode ser uma tarefa complexa, pois exige diversos aspectos. Mas, a proposta de intervenção é muito importante, pois ela é um dos critérios de correção da redação do ENEM (competência 5).
Em primeiro lugar, devemos destacar que a ausência de uma proposta de intervenção irá provocar a perda de diversos pontos (até 200). Além disso, a a apresentação de uma proposta vaga ou inviável também poderá ser considerada insuficiente, reduzindo a nota final do texto do candidato.
Para evitar esse problema, você deve elaborar uma conclusão segundo os critérios exigidos pela banca examinadora da prova. A sua conclusão deverá ser coerente e precisará apresentar todos os elementos essenciais, como um ou dois agentes. Algumas opções de agente são:
- Indivíduo;
- Família;
- Ministérios;
- Estado;
- Escola;
- Mídia.
Além disso, cada um dos agentes escolhidos deverá responder as seguintes perguntas:
- Quem? (quem vai solucionar o problema, ou seja, o agente)
- O quê? (o quê esse agente vai fazer para solucionar o problema)
- Como? (como o agente poderá solucionar problema)
- Para quê? (qual o objetivo de solucionar o problema?)
Uso de letra ilegível
Caso o corretor não entenda o que está escrito na folha de redação, ele não conseguirá corrigir o seu texto da forma como deveria, o que poderá provocar a redução da nota final do candidato.
Dessa forma, é fundamental que você escreva o seu texto com letra legível, sem ultrapassar o limite de linhas disponível na folha de redação oficial do ENEM.