CUIDADO: Google está detectando contas que não são usadas!
A partir desta sexta-feira (01), o Google vai encerrar contas inativas, pois a empresa considera que representam riscos à segurança de dados.
O Google surpreendeu ao anunciar uma nova política: a exclusão de contas inativas por mais de dois anos. Essa mudança, que começa em 1º de dezembro, impactará usuários que não utilizaram seus perfis nos serviços da empresa. O objetivo é melhorar a segurança e incentivar a atividade nas contas Google. Saiba mais detalhes a seguir.
Google irá excluir contas inativas
Segundo a empresa, a ideia é tornar as contas mais seguras, evitando vulnerabilidades ligadas a contas não usadas ou esquecidas. A falta de atividade pode expor as contas a invasões e roubos de senha, sendo essa a principal razão por trás da decisão.
Além disso, quem perder acesso à conta também perderá todo o conteúdo associado, como e-mails, arquivos no Google Drive e outros dados importantes. A empresa alerta que contas esquecidas geralmente têm senhas antigas ou reutilizadas, o que representa riscos à segurança. A falta de autenticação em dois fatores e verificações de segurança pelos usuários torna essas contas mais suscetíveis a ataques cibernéticos.
Contudo, existem alternativas para evitar a exclusão. A medida de exclusão por inatividade se aplica apenas a contas pessoais, não afetando contas associadas a organizações, como empresas ou escolas.
Além disso, certas atividades dentro das plataformas Google ajudam a manter as contas ativas e protegidas da exclusão.
Veja também: 7 apps que podem te ajudar a estudar para o vestibular