Tecnólogo ou bacharelado: diferenças entre os cursos superiores
O ingresso no ensino superior após a conclusão do Ensino Médio é um dos caminhos mais almejados para a definição de uma área de atuação e direcionamento de carreira. O que muitos estudantes recém formados no Ensino Médio não sabem é que há diferentes modalidades de cursos superiores nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil, como licenciatura, e tecnólogo ou bacharelado.
Qual a diferença entre os cursos superiores?
Os mais conhecidos e procurados são as licenciaturas e o bacharelado. Enquanto a licenciatura é um tipo de graduação universitária que prepara os estudantes para se tornarem professores em determinadas disciplinas ou áreas específicas, o bacharelado oferece uma formação mais ampla e prepara o estudante nas diversas áreas relacionadas à profissão, de forma especializada. O tecnólogo, por sua vez, prepara o estudante através de uma formação mais prática e específica em determinada área do conhecimento.
Nesse sentido, se você busca uma carreira que não seja na área da docência, mas deseja se graduar em uma área específica, você deve escolher entre um curso tecnólogo ou bacharelado! Mas, afinal, quais são as diferenças entre os dois cursos? Veja a seguir!
Bacharelados
Como mencionado acima, diferente da licenciatura, que prepara os estudantes para serem professores, o bacharelado oferece uma formação mais abrangente e voltada para áreas específicas do mercado de trabalho ou para a continuidade dos estudos em níveis mais avançados, como mestrado e doutorado. Apesar disso, a licenciatura também permite que o estudante faça cursos de mestrado e doutorado, em busca que uma carreira acadêmica.
Com duração de quatro a cinco anos, o bacharelado mescla disciplinas práticas e teóricas e a sua conclusão se dá mediante a aprovação nessas disciplinas e apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Portanto, ao concluir um curso de bacharelado, o profissional pode seguir várias direções, escolhendo a carreira desejada de acordo com os seus interesses. Além disso, o diploma de bacharelado pode ser usado em concursos públicos para comprovar a formação no ensino superior.
São exemplos os cursos de Medicina, Nutrição, Odontologia, Administração, as Engenharias, Direito, Ciências Contábeis, Economia, Ciências Sociais, Jornalismo, entre outros.
Cursos Tecnólogos
Os cursos tecnólogos, por sua vez, promovem uma formação mais direcionada e restrita do que o bacharelado e também são reconhecidos pelo MEC. Com duração menor, que varia entre 1 ano e meio e 2 anos e meio de curso, os tecnólogos permitem que o profissional ingresse no mercado de trabalho com maior rapidez.
No entanto, é importante ressaltar que esse tipo de curso superior é mais voltado para a formação prática, de modo que boa parte das disciplinas são práticas e envolvem conhecimentos laborais, preparando o aluno para atuar em áreas específicas da indústria, comércio ou serviços.
Há cursos tecnólogos em diversas áreas, como Gestão, Saúde, Informática, Meio Ambiente, Design, entre outras. Veja alguns exemplos de cursos tecnólogos: Agrocomputação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Comércio Exterior, Estética e Cosmética.
Tecnólogo ou bacharelado: qual curso superior escolher?
Se você tem dúvidas sobre qual é a melhor opção de curso para você, se é o tecnólogo ou bacharelado, avalie as principais diferenças entre eles e pondere as suas necessidades pessoais e projeção de carreira.
Caso você tenha pressa em se formar e ingressar no mercado de trabalho, um curso tecnólogo pode ser a melhor opção, já que tem uma boa empregabilidade, resultado do conhecimento aprofundado e prático oferecido no curso. Além disso, esses cursos costumam ter um custo mais baixo justamente pela menor duração.
Por outro lado, se você busca uma formação mais completa e não quer abrir mão das possibilidades várias que existem na área almejada, o bacharelado é mais recomendável. Esse tipo de curso equilibra os conhecimentos práticos e teóricos, abrindo uma vasta gama de possibilidades no mercado de trabalho, preparando o estudante de forma mais completa para o mercado de trabalho.