Governo LIBERA 9 mil vagas nos cursos GRATUITOS para QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

As inscrições se iniciaram ontem, terça-feira (20)

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secti (Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional), lançou novos editais referentes ao QualificarES. O programa ofertará 9.315 oportunidades para os cursos presenciais com qualificação profissional.

As inscrições se iniciaram ontem, terça-feira (20), seguindo até dia 06 de setembro. Portanto, o tempo é curto para quem deseja ter uma oportunidade de conhecimento e instrução profissional.

O que é o Qualificar ES

O Qualificar ES é um programa do Governo do Espírito Santo que tem como objetivo principal promover a qualificação profissional dos cidadãos capixabas, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas. Ele foi lançado em maio de 2019 e é realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico.

Principais características e objetivos

  • Foco na qualificação: O programa visa capacitar os cidadãos para o mercado de trabalho, oferecendo cursos em áreas como tecnologia, gestão, idiomas, saúde, entre outras.
  • Gratuidade: Todos os cursos oferecidos pelo Qualifica ES são gratuitos, o que aumenta o acesso à qualificação profissional para a população.
  • Modalidades variadas: Os cursos são oferecidos em diferentes modalidades, incluindo presenciais, semipresenciais e a distância, o que permite que mais pessoas participem, independentemente de sua localização ou disponibilidade de tempo.
  • Parcerias: O programa conta com parcerias com diversas instituições, como o Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES) e o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o que amplia a oferta de cursos e o alcance do programa.
  • Público-alvo: O Qualifica ES atende a diversos públicos, incluindo jovens, adultos, mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade social e empreendedores.
  • Eixos de atuação: O programa atua em três eixos principais: empreendedorismo, empregabilidade e inovação.
Governo LIBERA 9 mil vagas nos cursos GRATUITOS para QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
As inscrições se iniciaram ontem, terça-feira (20) – Imagem: Divulgação

Alguns dos benefícios do Qualificar ES

  • Aumento da empregabilidade: A qualificação profissional aumenta as chances de conseguir um emprego ou melhorar a posição no mercado de trabalho.
  • Desenvolvimento de competências: Os cursos permitem que os participantes desenvolvam novas habilidades e competências, o que pode abrir portas para novas oportunidades.
  • Inclusão social: O programa contribui para a inclusão social, oferecendo oportunidades de qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Fomento ao empreendedorismo: O Qualificar ES também oferece cursos voltados para o empreendedorismo, incentivando a criação de novos negócios e o desenvolvimento econômico do estado.

Editais dos cursos gratuitos para qualificação profissional dão os detalhes

O edital, nº 026/2024, o primeiro, se destina ao público geral. Ele oferece 8.305 vagas nos mais diversos cursos para qualificação profissional. No entanto, o segundo edital, 027/2024, se volta com exclusividade para o público feminino, disponibilizando 1.010 vagas.

A intenção do QualificarES é promover uma inclusão social, preparando os participantes para integrar o mercado de trabalho. Assim, é possível contribuir para que muitas regiões do Espírito Santo se desenvolvam.

De acordo com Bruno lamas, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, o programa afirma ainda mais o compromisso do governo em ampliar as oportunidades para os capixabas.

Ofertando mais de 9 mil vagas de qualificação profissional, o QualificarES determina o quão esses cursos são ferramentas poderosas para a promoção da inclusão. Dessa forma, os cidadãos podem se preparar melhor para integrar o mercado de trabalho, fortalecendo o desenvolvimento regional.

Requisitos para a participação

Para efetivar a inscrição no edital oficial do QualificarES Geral, o candidato deve ter 16 anos, no mínimo (completos até o dia da matrícula dentro do curso escolhido). Ademais, deve residir dentro do município onde há a oferta do curso. Lembrando que não há imposição de escolaridade, mas o candidato deve ser alfabetizado, isso significa que deve ser capaz de ler e de escrever.

No edital oficial do QualificarES Mulher, a candidata deve ter 16 anos, no mínimo, tal como no requisito do público geral. Também deve residir dentro do município de oferta do curso, além, é claro, de se identificar como sendo do gênero feminino e ser alfabetizada.

Prazos e inscrições

  • Período para as inscrições – Do diat 20 de agosto até o dia 06 de setembro de 2024
  • Resultados finais – Dia 16 de setembro de 2024
  • Inscrição – É preciso acessar o site oficial do programa QualificarES, realizar o cadastro, bem como a inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.