Cursos Online: como o EAD está mudando a forma como nós estudamos?
Quando pensamos em cursos Online, normalmente, vemos dois polos: os apoiadores e os opositores.
Os primeiros falam sobre a democratização do acesso, a facilidade de acessar conteúdos, a autonomia do estudante. Os segundos falam sobre a precarização do professor e a impessoalidade do ensino.
Contudo, quando vamos pensar sobre o Ensino à Distância, essa polarização é falaciosa. Isso porque, cursos online têm tantas vantagens e desvantagens, quanto os cursos presenciais.
A verdade é que cursos feitos à distância estão trazendo novas maneiras como pessoas se relacionam com os estudos e obtenção de conhecimento. E isso traz algumas algumas considerações que precisam ser colocadas.
Quais são elas? Como os cursos EAD estão mudando a forma como nós estudamos? Veja no nosso artigo.
1. A inovação do ensino
A primeira grande mudança que os cursos a distancia trazem é na inovação nas formas de ensino.
Por meio de tecnologias de comunicação e informação, professores e alunos, estejam eles numa sala de aula ou numa sala de chat, conseguem desenvolver novas maneiras de aprender sobre algo.
Para tanto, há o uso de materiais digitais, aulas por vídeo-chamada, compartilhamento de textos e recursos audiovisuais online, uso de aplicativos.
Todas essas inovações servem tanto a cursos online, quanto a cursos presenciais, e algumas foram mais desenvolvidas, primeiro, para uma modalidade; outras, para a outra. No fim, ambos têm sucesso, na hora de aprimorar o ensino.
2. Superando a distância e a pobreza
Ainda que em muitos níveis, o ensino à distância esteja longe do ideal, entender que alguém pode aprender, por meio de uma tela democratiza o acesso ao conhecimento global.
Alunos sem condições de se deslocar para um polo de ensino (por morarem longe, por precisarem trabalhar) conseguem aprender, por meio de um computador.
Claro que isso demanda, ainda, muitos estudos, e a ideia de apenas um professor para milhares de alunos é discutível em termos de qualidade. Trata-se de um campo de pesquisas novo.
Entretanto, um ponto é certeza: por meio de cursos online, será possível termos mão-de-obra qualificada, em cidades brasileiras fora dos eixos metropolitanos.
3. Adaptabilidade à rotina do aluno
Esse é outro ponto que precisa ser aprimorado e estudado. Pelos cursos online, os estudantes conseguem ter um ensino que seja mais adaptado às suas questões diárias e pessoais.
Ainda precisamos pensar práticas pedagógicas, em termos de tempo de aula, metodologia e aplicação dos estudos, no ensino à distância.
Mas por meio de apps e sites como o Duolingo, vemos que aprender pelo computador, a partir de uma forma pessoal é possível. Isso é: vemos que um curso com uma estrutura sólida traz resultados promissores, dentro de interesses e formas de estudos diversificadas.
4. Evolução contínua
Cursos online mostram para nós que a tecnologia ainda tem muito que evoluir, em termos de interação com pessoas. Professores nunca serão desnecessários.
Porém, seus conhecimentos e formação pessoal podem chegar a mais pessoas, de maneiras novas e marcantes, por meio de máquinas.