“Debaixo”, “embaixo” e “em baixo”: descubra qual está certo
Veja as dicas que separamos
Muitos estudantes usam as expressões “debaixo”, “embaixo” e “em baixo” como sinônimos, uma vez que elas são muito semelhantes.
Mas, entender a diferença entre essas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM 2024.
Dessa maneira, para que você não tenha mais dúvidas, separamos um resumo completo sobre o uso das expressões “debaixo”, “embaixo” e “em baixo”. Vamos conferir!
“Debaixo”: veja as principais usos
A palavra “debaixo” é uma preposição que indica uma posição inferior, ou seja, que alguma que está em uma posição inferior a outro objeto ou elemento.
Essa expressão é um sinônimo de “sob” ou “abaixo” e pode ser usada para indicar que algo está em uma posição coberta por outro elemento.
Veja alguns exemplos:
- O cachorro está debaixo da mesa.
- As chaves caíram debaixo do sofá.
Como você deve ter percebido por meio da análise dos exemplos, a expressão “debaixo” indica que um objeto está posicionado fisicamente em um nível inferior a outro, mas em um espaço delimitado ou sob a proteção de algo.
Vale destacar que, além de ser usada para indicar posição, “debaixo” também pode ser usada em expressões idiomáticas. A mais conhecida é “debaixo dos panos”, que indica que algo que é feito de forma disfarçada.
“Embaixo”: veja as principais usos
A palavra “embaixo” é um advérbio de lugar que também indica posição inferior, assim como “debaixo”. Porém, ela é usada sem a necessidade de estar acompanhada por outra palavra que indique o objeto ou elemento superior.
Ficou com alguma dúvida? Veja alguns exemplos que incluem “embaixo”:
- O elevador parou embaixo.
- Os meus pais guardaram a mala embaixo da cama.
Ao contrário de “debaixo”, que exige uma complementação para indicar o objeto superior (como “da mesa”, “do sofá”), “embaixo” pode ser usado de forma independente ou com uma preposição que complete o sentido da frase.
Lembre-se de que “embaixo” é o contrário de “em cima”.
Qual a diferença entre “debaixo” e “embaixo”?
Apesar de “debaixo” e “embaixo” indicarem uma posição inferior, existe uma importante diferença entre elas: enquanto “debaixo” deve ser usado quando há uma referência explícita ao objeto superior, “embaixo” é mais comum no uso cotidiano e pode ser usado de forma mais genérica.
Ainda está com alguma dúvida? Veja dois exemplos:
- Debaixo da cama estão os livros.
- Os livros estão embaixo.
Na primeira frase, vemos uma indicação clara de onde os livros estão. Na segunda frase, somente “embaixo” é suficiente, pois o contexto mostra que se trata de uma posição inferior.
“Em baixo”: veja as principais usos
“Em baixo” é uma expressão menos comum que pode ser usada para expressar que alguma coisa está em uma condição inferior em termos de qualidade, quantidade ou intensidade.
Essa expressão é formada por meio da combinação da preposição “em” com o adjetivo “baixo”. Veja alguns exemplos:
- O volume do som está em baixo.
- Eu vou falar em baixo tom de voz.
Nos exemplos que trouxemos, a expressão “em baixo” não indica posição física, mas sim uma condição ou estado inferior. Como ela não indica posição física, essa expressão é menos comum.
Erros comuns
Erros envolvendo as palavras “debaixo”, “embaixo” e “em baixo” são comuns. A seguir, veja alguns dos erros mais frequentes e como evitá-los:
Erro 1:
- Incorreto: As crianças estavam brincando debaixo.
- Correto: As crianças estavam brincando embaixo.
Nesse exemplo, o uso de “debaixo” está incorreto, uma vez que não há um objeto ou elemento superior especificado. O correto é usar “embaixo”.
Erro 2:
- Incorreto: O gato estava escondido embaixo da mesa.
- Correto: O gato estava escondido debaixo da mesa.
Aqui, “embaixo” está incorreto, uma vez que existe um objeto especificado (a mesa) na frase. Dessa forma, o correto é usar “debaixo”.