Décimo Terceiro: Como usá-lo com consciência? Veja dicas!
Sem dúvidas, muitos aguardam pelo pagamento do décimo terceiro com o intuito de usufruir desse direito de uma forma que auxilie nas finanças da família. Em contrapartida, há aqueles que não sabem, exatamente, como podem aproveitar esse “benefício”, digamos assim, de um modo positivo.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas que podem te ajudar a usar o seu décimo de um modo mais estratégico e inteligente. Não deixe de conferir!
Décimo Terceiro: Como usá-lo com consciência? Veja dicas!
Sabemos que usar o décimo terceiro com consciência é crucial para controlar gastos impulsivos que possam, apenas, atrapalhar a nossa forma de cuidar do nosso dinheiro. Entretanto, nem sempre é fácil tomar decisões mais acertadas nesse sentido.
Por isso, você pode visualizar as nossas dicas abaixo para se inspirar em ideias que talvez contribuam para a sua organização financeira. Confira:
1. Analise as contas da família
Antes de qualquer coisa, podemos analisar como estão as contas e as finanças da família de um modo geral. Quais são os pagamentos que estão em aberto? O que está pendente? Ou ainda, quais possíveis custos podem aparecer mais tarde? Esses dados nos ajudam a nos organizar com base na realidade que estamos vivendo.
Por exemplo, se verificarmos que em nossas finanças nós precisamos de R$ 200 para determinada conta que virá logo mais, fica mais fácil guardar esse dinheiro do décimo de modo a não ficar endividado depois.
2. Considere poupar uma parte
Poupar uma parte do dinheiro também pode ser uma medida estratégica. Você pode estipular a porcentagem que fizer sentido para você. Entretanto, se tiver dúvidas, considere, por exemplo, a porcentagem de 10% do valor. Se houver essa possibilidade, poupar esse dinheiro poderá ser uma excelente forma de não “gastar tudo” de uma hora para outra.
3. Verifique o que pode ser usado no lazer
Possivelmente, muitas pessoas esperam o décimo terceiro para poder usá-lo em lazer. Porém, é preciso ter um pouco de cuidado, caso o intuito seja poupar e cuidar melhor do dinheiro, para não acabar gastando tudo dessa maneira.
E uma forma de fazer isso é estipulando um teto de gastos para o lazer. Se você estipular esse teto, pode ser mais fácil conseguir guardar mais do décimo e usá-lo de forma mais estratégica depois.
4. Pense nas contas de início de ano
As contas de início de ano estão quase aí, e elas vêm mesmo quando não é guardada uma parte do décimo terceiro. Sendo assim, comece a analisar quais são essas contas, que podem ser IPVA, IPTU, material escolar, matrículas, etc.
Dessa maneira, você poderá separar uma parte do décimo para auxiliar nessas contas de começo de ano.
5. Cuidado com as compras impulsivas
As compras impulsivas também são outro problema que merece atenção. Muitas vezes, com o dinheiro na mão, nos sentimos tentados a comprar tudo o que queremos, o que pode ser um pouco perigoso. Portanto, esteja sempre atento aos comportamentos de comprar que vamos adotando, pois isso pode te ajudar a perceber em quais momentos as compras estão passando dos limites.
Pense nessas dicas e use o seu décimo terceiro da melhor forma possível, de acordo com a sua realidade!