Desafio da hospedagem: ajude a resolver essa charada

Você conhece o desafio da hospedagem? Na verdade este é o dilema entre o dono de um hotel e um hóspede sim dinheiro. Ou quase! Tudo o que ele tem para pagar a estadia é um colar de ouro. E o seu objetivo é ajudar a fazer isso de uma forma assertiva.

Está preparado? Então vamos ver como você se sai no desafio da hospedagem. Pegue um papel e uma caneta para resolver a charada abaixo e boa sorte!

Tente decifrar o desafio da hospedagem

Então vamos começar: certo dia, um homem que está viajando decide parar por uns dias em um hotel na beira da estrada. Ele entra, faz o check-in e na hora de pagar se dá conta de um problema: o local só aceita dinheiro, e ele tem apenas cartão:

desafio da hospedagem

Imagem: Divulgação/Freepik

Sem uma caixa eletrônico por perto, o homem faz uma proposta para o dono do hotel. Ele tem um colar de ouro bem grosso com sete elos e propõe pagar cada dia que ficar hospedado com um pedaço do colar.

O dono do lugar aceita com uma condição: o homem tem que pagar o valor diário de elos conforme o número de dias. E não pode deixar para acertar sua conta no final da hospedagem. Mas ele pode ir negociando e trocando partes do elo com o homem ao longo do período.

Agora a pergunta é: qual o número mínimo de elos que o homem desprender do colar para fazer com que o seu cálculo fique correto?

Resposta do desafio da hospedagem

Bom, só siga lendo se você realmente tentou e não conseguiu decifrar essa charada. O desafio da hospedagem requer um exercício de lógica que vai exigir de suas habilidades. Mas se não conseguiu resolver, acompanhe a resposta abaixo:

  • Primeiro, considere que o homem separou a corrente em três partes;
  • A primeira tem dois elos, a segunda um e a terceira quatro;
  • No primeiro dia de hospedagem, ele entrega o pedaço da segunda corrente;
  • No segundo dia, pede de volta o elo do segundo pedaço e troca pelos dois do primeiro;
  • Já no terceiro dia, ele entrega novamente o segundo pedaço;
  • No quarto dia ele troca o primeiro e o segundo pedaço pelo terceiro pedaço;
  • No quinto dia, ele entrega segundo pedaço junto com os quatro elos;
  • Ao chegar no sexto dia, ele entrega o primeiro pedaço e pega de volta o segundo;
  • Por fim, no sétimo dia ele entrega o segundo pedaço, deixando a corrente inteira.

O homem só precisa desprender um elo de seu colar de ouro para fechar a conta certinha com o dono do hotel. Menos complicado do que parece, não é?

Hora de repassar o desafio da hospedagem

Agora tente fazer essa brincadeira com as pessoas que conhece. Veja quem consegue acertar o mínimo de elos que o homem terá que separar de seu colar de ouro para pagar o dono do hotel. Se quiser deixá-la ainda mais desafiadora, procure estipular um tempo para a resposta. Com certeza todos vão se divertir bastante tentando adivinhar a resposta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.