Desenrola FIES BATE RECORDE e deixa estudantes MAIS ANIMADOS: confira HOJE (15) os benefícios
A iniciativa beneficiou 253.142 de estudantes devedores desde o lançamento, que aconteceu no mês de novembro de 2023
O Desenrola Fies é um programa para renegociação das dívidas do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Contudo, infelizmente, ele encerrará as atividades no dia 30 de maio. Seu gerenciamento acontece pelo MEC (Ministério da Educação) através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
A iniciativa, apesar disso, beneficiou 253.142 de estudantes devedores desde o lançamento, que aconteceu no mês de novembro de 2023. Até agora, o Desenrola Fies acabou viabilizando a negociação de aproximadamente R$ 11,5 bilhões das dívidas. Isso proporcionou o retorno de R$ 475,6 milhões para os cofres públicos apenas com as parcelas da entrada.
Um pouco mais sobre o Desenrola Fies
O Desenrola Fies foi lançado pelo MEC em 2023. Essa é uma iniciativa governamental que objetiva o auxílio dos participantes do Fies na situação de inadimplência. O programa permite a renegociação de dívidas estudantis com as condições e descontos exclusivos.
O procedimento oferece as melhores condições de renegociação dos contratos efetivados até o fim de 2017, com os débitos vencidos, no máximo, até 30 de junho de 2023. Ademais, a renegociação é viável para os contratos firmados nos bancos públicos, como a Caixa Econômica e Banco do Brasil.
Conquanto, os benefícios principais do Desenrola Fies são:
- Os descontos de, no máximo, 99% da dívida;
- As condições facilitadas no parcelamento;
- A redução de 100% de juros.
A iniciativa objetiva proporcionar para os estudantes a maneira mais acessível para quitar os débitos e retomar a trajetória acadêmica sem mais preocupações. Contudo, além do benefício para estudantes, a medida contribui economicamente falando para estimular o mercado, pois novos profissionais estarão atuando sem dívidas.
Opções para parcelamento
Existem várias opções para parcelamento das dívidas do Fies, que variam conforme a situação dos estudantes, bem como o tempo da inadimplência. Veja mais detalhes abaixo:
- Dívidas vencidas além de 90 dias até o dia 30 de junho de 2023 – Quitadas de uma só vez, com o desconto de 100% nas multas e nos juros ou parceladas em, no máximo, 150 vezes, tendo o desconto no valor total de 12%;
- Dívidas vencidas além de 360 dias até o dia 30 de junho de 2023 e inscritos no Auxílio Emergencial de 2021 ou no CadÚnico – Desconto de, no máximo, 99% do valor total do débito, se pagas em 15 parcelas;
- Débitos vencidas além de 360 dias até o dia 30 de junho de 2023 sem ser inscritos no Auxílio Emergencial de 2021 ou no CadÚnico – Desconto de, no máximo, 77% do valor total do débito, se pagos em 15 parcelas.
Como participar do Desenrola Fies?
Para renegociar as dívidas estudantis através do programa, o interessado deve, primeiramente, se dirigir até uma agência da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil. Mas, a renegociação pode ser efetivada também de maneira remota, usando os apps da Caixa (disponíveis para os sistemas Android e iOS) e do Banco do Brasil (disponíveis também para os sistemas Android e iOS).
Nesse sentido, é válido ressaltar que os prazos de renegociação vão até o dia 31 de maio. De acordo com o FNDE, a recomendação é que os estudantes utilizem o app ou o banco com o qual foi firmado o contrato para realizar o procedimento.