Dia da Consciência Negra: 5 filmes para refletir sobre o racismo
No dia 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. O objetivo dessa data comemorativa é de promover a reflexão sobre a história, a cultura e a contribuição dos afrodescendentes. Nesse sentido, trata-se de um momento de tomada de consciência quanto à história e as demandas da população negra.
A data reacende diversos debates quanto a luta dos movimentos negros e antirracistas pois suscita discussões, eventos, palestras, atividades culturais, manifestações e discussões sobre a promoção da igualdade racial, a valorização da cultura afro-brasileira e a necessidade de combater o racismo em todas as suas formas e esferas sociais.
A escolha do dia 20 de novembro para celebrar a Consciência Negra tem como inspiração a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência contra a escravidão no país. Concebido em 1971, o Dia da Consciência Negra foi formalizado nacionalmente em 2003, sendo instituído posteriormente como data comemorativa em 2011. Em seis estados do Brasil a data é feriado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
“A Consciência Negra simboliza o entendimento que, sobretudo, as pessoas negras possuem sobre o valor da sua cultura e a importância de se reconhecerem como indivíduos que possuem direitos, como qualquer outro. Dessa forma, a busca pela justiça e igualdade se tornou uma luta mais que necessária para essas pessoas”, destaca a Fundação Cultural Palmares.
Em resumo, essa data tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a história e a cultura afro-brasileira, além de destacar a importância da luta contra o racismo e pela igualdade. Pensando nisso, selecionados e apresentamos abaixo dicas de 5 filmes com temática antirracista para assistir e debater nesse Dia da Consciência Negra. Confira!
12 Anos de Escravidão (2013)
Baseado na história real de Solomon Northup, esse filme é um retrato cruel da escravidão nos Estados Unidos, tocando as questões mais delicadas quanto à privação de liberdade e trabalho forçado imposto às pessoas somente por conta da cor da sua pele. Solomon foi um homem negro nascido livre que foi sequestrado e escravizado no período anterior à Guerra Civil.
Cidade de Deus (2002)
Inspirado em livro homônimo de Paulo Lins, “Cidade de Deus” é um filme dirigido por Fernando Meirelles e situado no Rio de Janeiro. Apesar de já ter mais de 20 anos, a produção traz à tona questões de violência contra a população negra que ainda são muito atuais.
Histórias Cruzadas (2011)
Estrelado por Viola Davis e Octavia Spencer, o filme Histórias Cruzadas conta a história de mulheres negras, empregadas, que acabam abrindo mão de suas próprias famílias para criar filhos de famílias brancas. Com um roteiro dramático, sarcástico e forte, o filme aborda o racismo e a desigualdade da sociedade dos Estados Unidos nos anos 60.
Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil (2016)
A nossa quarta dica de filme para o Dia da Consciência Negra é uma obra documental brasileira. O filme Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil expõe através de relatos reais um projeto de “higienização” da população do Brasil no período do Governo de Vargas. Dezenas de crianças negras tiveram a sua infância sequestrada ao serem forçados a trabalhar em fazendas no interior de São Paulo. Os garotos negros foram retirados de orfanatos para trabalhar em situação análoga à escravidão, sob abusos e maus tratos.
Mandela (1994)
Por fim, recomendamos o filme “Mandela”, que tem como inspiração a autobiografia de Nelson Mandela. O O filme relembra a vida de Mandela desde sua infância, em uma pequena vila, até sua chegada à presidência da África do Sul. Desse modo, retrata toda a sua luta contra o apartheid e os anos de cárcere devido a sua luta contra o racismo.