Dicas de como balancear as contas de caixa de sua empresa

Uma das maiores dificuldades em empresas é fazer um balanço de caixa que seja adequado e equilibrado. Muitas vezes, o setor financeiro de empresas que apresentam problemas nas contas apenas consideram a entrada e saída de capital, sem fazer um estudo sobre essas variantes.

Para tanto, não basta saber onde estão os investimentos mensais (os gastos) e as fontes de renda (os ganhos).

Um balanço financeiro adequado precisa considerar e identificar onde estão as saídas de caixa  mensais desnecessárias, e criar estratégias para “enxugar” esses gastos supérfluos.

Ainda é preciso que esse tipo de documento analise questões como a flutuação de mercado, e formas de alavancar a entrada de caixa.

Assim, o que considerar, ao fazer um relatório financeiro de sua empresa? Como fazer um balanço de contas adequado? Veja nossas dicas.

 

  1. Faça análises de desemprenho dos projetos concluídos

Uma análise de desempenho de um projeto pode ser reveladora, quando pensamos na escrita contábil de uma empresa.

Isso porque, esse relatório, quando tem como objetivo trazer uma perspectiva real e honesta sobre um projeto ou período específico, vai revelar onde houve problemas e acertos e quais foram as soluções buscadas pelos envolvidos.

Além disso, essa análise precisa considerar o feedback de clientes e colaboradores, no sentido de entender como o trabalho foi iniciado, desenvolvidos e concluído.

Essas respostas e posicionamentos ajudam a definir um panorama real da entrada e saída de caixa de uma empresa, uma vez que mostram a cultura da empresa, em suas mais diversas esferas.

Muitas vezes, para uma empresa te mudanças significativas, no que se refere ao balanço de caixa, é preciso que se mude a cultura empresarial.

 

  1. Incentive projetos criativos e inovadores nesse sentido

Outra maneira de se melhorar o balanço de caixa de uma empresa é pelos incentivos a projetos criativos ou inovadores, por parte dos colaboradores e equipes que compõem ela.

Eventualmente, os desfalques financeiros se são por decisões unilaterais, tomadas por setores que, a despeito de terem o know-how de sua área, não têm uma visão sistêmica e orgânica.

Uma empresa é uma instituição em que os diferentes departamentos precisam “se conversar”. É preciso haver esse trabalho conjunto, para que questões e dificuldades de um setor possam ser resolvidas – mas não só por eles, e sim, por toda a equipe.

Logo, projetos nesse sentido precisam ser incentivados e valorizados. A empresa precisa ser um think tank de soluções, para além de ser uma instituição que oferte

 

  1. Faça auditorias externas

Uma auditoria externa é essencial para que sua empresa consiga identificar problemas, sejam eles de ordem financeira, econômica ou pessoal.

Isso porque, em uma auditoria externa, os resultados estão comprometidos a apresentarem dados e relatórios, com objetividade e imparcialidade.

Em uma auditoria interna, eventualmente, esses dados são ocultados ou relativizados, em nome de relações internas de hierarquia, ou com o objetivo de facilitar a implementação de algum projeto específico.

Essa parcialidade de auditorias internas, muitas vezes, mascara problemas financeiros.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.