Distúrbios do relógio biológico

Distúrbios do relógio biológico

 

A maioria dos processos biológicos e psicológicos do nosso organismo segue ritmos normais. Aqueles que têm um ciclo de um dia são chamados de ritmos circadianos.

Também conhecido como ciclo circadiano, o ritmo circadiano representa o período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos.  Uma das funções deste sistema é o ajuste do relógio biológico, controlando o sono e o apetite.

Através de um marca-passo interno que se encontra no cérebro, o ritmo circadiano regula tanto os ritmos materiais quanto os psicológicos, o que pode influenciar na vigília e no sono.

Então podemos dizer, mais simplificadamente, que os distúrbios do ritmo circadiano do sono são alterações dos horários “normais” do sono de nosso relógio biológico que provocam sintomas de insônia, fadiga, cansaço, entre outros.

Em pessoas saudáveis, a variedade dos ritmos circadianos está em sintonia como os vários elementos de uma orquestra.

A temperatura corporal começa a subir por exemplo, nas últimas horas de sono, logo antes da pessoa despertar. Isso parece promover uma sensação de alerta pela manhã.

Durante a tarde, a temperatura corporal diminui; é quando o organismo está se preparando para dormir.

Uma queda de temperatura corporal também ocorre em muitas pessoas entre as 2 e 4 horas da tarde, o que explica por que muitas pessoas sentem sono no início da tarde.

O que causa distúrbios no relógio biológico?

 

Em grande parte, o sistema circadiano de cada pessoa parece ser determinado pela genética.

Mudanças relacionadas com a idade também parece afetar o ritmo natural e a habilidade para responder aos sinais do tempo.

Esses fatores podem levar a um conflito entre os sinais corporais do sono e as exigências da sociedade.

Os principais distúrbios do ritmo circadiano são:

Síndrome Jet-Lag

 

São alterações do nosso “relógio biológico” do sono causadas por longas viagens transcontinentais (através de vários fusos horários). Aproximadamente um terço dos viajantes não experienciam este problema. As causas do jet lag são o estresse ou fadiga relacionado ao vôo, a perda do sono e as relações temporais alteradas entre o sistema circadiano e o novo ciclo local claro-escuro.

 

Síndrome do Atraso/Avanço da fase do sono

 

Esses distúrbios estão relacionados com o relógio biológico, fazendo com que a pessoa atrase ou adiante o horário de início de sono.

No atraso de fase, por exemplo, a pessoa não consegue dormir antes das 2 horas da manhã, podendo iniciar o sono somente no início da manhã. Devido aos compromissos, a maioria das pessoas precisa acordar cedo, o que faz com que não consiga ter a quantidade de horas de sono suficientes para se sentir bem.

 

Distúrbio dos Trabalhadores em Turnos

 

É o distúrbio daqueles que trabalham à noite e “tentam” dormir durante o dia. Nos dias atuais é cada vez mais comum os trabalhadores que fazem plantões noturnos. É caracterizado por queixas de sonolência e/ou insônia em pessoas que trabalham em horas que normalmente deveriam estar dormindo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.