Distúrbios do sono em crianças
Distúrbios do sono em crianças
O sono das crianças pode ser afetado por diversos fatores sejam eles temporários ou permanentes e também por diversas condições sejam elas, agudas ou crônicas.
Algumas dessas condições são manifestações fisiológicas normais relacionadas ao processo de amadurecimento do organismo e das vias cerebrais.
As condições normais devem ser diferenciadas das patologias ou das condições anormais que afetam esta faixa etária e que, se não tratadas, podem prejudicar o desenvolvimento adequado da criança.
Causas
As causas que podem provocar distúrbios no sono das crianças são as mais diversas, não sendo possível determinar uma em específica. Mas existem três em especial, que tem tirado o sono dos pais e colocado os especialistas em estado de alerta. São elas:
Síndrome da apneia obstrutiva do sono
Esse distúrbio quando ocorre nas crianças é um pouco diferente daquele que ocorre nos adultos e acontece com mais frequência quando a criança está entre os 3 e 6 anos e geralmente é provocada pelo aumento dos tecidos que compõem as adenoides e amígdalas da garganta, que é também conhecida como hipertrofia adenoamigdalina.
Esta hipertrofia pode levar a uma obstrução das vias aéreas superiores podendo causar o ronco (ruído produzido pela passagem do ar pelas vias respiratórias estreitadas) e a apneia do sono (interrupção da passagem do ar pelas vias respiratória).
Parassonia
São distúrbios que geralmente não causa males as crianças. Elas estão associadas ao crescimento e tendem a desaparecer a medida que as crianças vão crescendo.
São causadas por um despertar incompleto e podem acontecer em qual quer umas das fases do sono.
Algumas das parassonias mais comuns são:
Sonilóquio – é o ato de falar enquanto dorme. Esse distúrbio não está associado aos sonhos por que ocorrem na fase REM e nessa fase os indivíduos não sonham.
Sonambulismo – esta é uma outra parassonia que confunde muito as pessoas, por que elas acham que a criança está dormindo quando tem essa crise. Porém, semelhante ao sonilóquio, esse distúrbio também ocorre durante a fase REM do sono.
Distúrbio comportamental do sono REM – é uma crise pouco comum nas crianças. Ela acontece com mais frequência nos adultos.
É caracterizado por movimentos rápidos durante o sono. Quando sofre dessa crise, o indivíduo na maioria das vezes está dormindo e seus movimentos são de acordo com o que se está sonhando.
Epilepsia
Esse é um distúrbio que não está diretamente ligado ao sono, mas deve ser descartada as outras possibilidades da causa desse problema. Isso por que, entre 20 a 40% das crianças que sofrem ataques eplépticos, sofrem em quanto dorme.
Existe um tipo de epilepsia muito comum nas crianças em idade escolar, que é a epilepsia rolândica. É um distúrbio benigno que ataca as crianças em quanto dormem e podem paralisar temporariamente a face e os membros superiores.
A grande maioria dos distúrbios do sono que acometem as crianças são benignos e desaparecem com o tempo. Porém os pais e familiares devem ficar atentos por que caso esses distúrbios ocorram com muita frequência é preciso buscar ajuda médica para verificar quais são as causas.