MEC adia publicação de edital do FIES 2024

Nesta terça-feira, dia 16 de janeiro, o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a publicação do edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024 não acontecerá nos próximos dias. De acordo com Camilo, a previsão é de que o edital do Fies 2024 seja publicado apenas no mês de março.

O anúncio foi feito pelo ministro durante coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) devido à divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. 

Durante a coletiva de imprensa, o chefe da pasta afirmou que o adiamento da publicação do edital tem como objetivo adequadar o edital às novas regras. Nessse sentido, o destacou que o financiamento estudantil tem passado por um “processo de mudança” nos últimos meses. “Estamos fechando essas mudanças para que possamos já garantir as novas regras do Fies para as inscrições”, explicou.

FIES 2024
O MEC prevê concluir as mudanças para o Novo Fies ainda neste mês de janeiro. Imagem: Reprodução

Mudanças para o Fies 2024

O MEC vem anunciando algumas mudanças nas regra do programa, com o objetivo de melhor atender os estudantes que buscam pelo financiamento de cursos de graduação. De acordo com Camilo Santana, uma das principais mudanças para o chamado “Novo Fies” é a possibilidade de os jovens beneficiados pelo programa financiarem a totalidade de seus cursos. Atualmente, só é possível financiar uma parte. 

A pasta avai reformular a forma de pagamento da dívida, tornando-a mais acessível aos estudantes após a conclusão do curso. O ministro da Educação afirmou nesta terça-feira (16) que a proposta do Novo Fies está pronta. Desse modo, o MEC tem como meta finalizar as mudanças do programa até o final deste mês.

O que é o Fies?

Promovido pelo governo federal, o Fies é um programa que tem como objetivo facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior por meio de financiamento estudantil. Nesse sentido, o FIES oferece empréstimos a juros baixos para estudantes que desejam cursar uma faculdade particular e não têm condições financeiras de arcar integralmente com as mensalidades.

O programa costuma abrir inscrições duas vezes no ano, contando com várias chamadas.  Os estudantes selecionados têm as mensalidades financiadas e um prazo de carência após concluir o curso para o pagamento do financiamento.

Como é feita a seleção do Fies?

Tradicionalmente, a seleção do Fies é feita a partir do desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Enisno Médio (Enem). O MEC aceita o uso de qualquer edição do exame aplicada a partir de 2010. No entanto, para participar, é pré-requisito ter obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a prova de redação. 

Além disso, o MEC estabelece como pré-requisito a adequação a faixa de renda. Portanto, é necessário possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Caso o estudante seja pré-selecionado deverá apresentar a comprovação de renda para garantir o direito ao financiamento estudantil.

Como participar do Fies 2024?

Os interessados em participar do Fies 2024 devem aguardar a publicação do edital, com o cronograma completo do programa. As inscrições para o Fies, geralmente, ocorrem no mês de março. As inscrições são totalmente gratuitas e acontecem de forma virtual, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Durante o período de inscrição, o estudante interessado deve se cadastrar no processo seletivo  usando as credenciais da plataforma gov.br. 

No momento da inscrição, o candidato deverá informar todos os dados pessoais solicitados, além de escolher a opção de curso para o qual busca um financiamento.

Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.