Dúvida de português! “A ponto de” ou “ao ponto de”?
Tire todas as suas dúvidas
As expressões “a ponto de” e “ao ponto de” geram dúvidas frequentes entre os estudantes, uma vez que elas são muito semelhantes e parecem corretas.
Entender a diferença entre “a ponto de” e “ao ponto de” é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM 2024.
Além disso, usar cada uma dessas expressões da maneira correta é importante para que você consiga escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Dessa forma, para que você possa turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo sobre o uso das expressões “a ponto de” e “ao ponto de”. Confira!
Quando usar “a ponto de”? Veja os principais usos
A expressão “a ponto de” é usada para indicar que algo ou alguém está prestes a realizar uma ação ou atingir uma condição. Ela expressa a iminência de um fato, ou seja, que algo está para acontecer e, dessa forma, expressa a ideia de proximidade de um evento ou ação iminente.
Essa expressão “a ponto de” é formada pela preposição “a”, seguida do substantivo masculino “ponto”, e pela preposição “de”, que introduz a ação iminente.
A seguir, veja alguns exemplos com a expressão “a ponto de”:
- Matheus estava a ponto de desistir do projeto.
- O carro estava a ponto de quebrar no meio da estrada.
- Bruna está a ponto de chorar com essa notícia.
Como você deve ter percebido por meio da análise desses exemplos, a expressão “a ponto de” pode ser usada para indicar que as ações ou situações estão prestes a ocorrer.
Quando usar “ao ponto de”? Veja os principais usos
A expressão “ao ponto de” pode ser usada em contextos relacionados à culinária, para se referir ao grau de cozimento de alimentos. Quando dizemos que algo está “ao ponto”, estamos nos referindo ao estágio de cozimento “ideal”.
A estrutura de “ao ponto de” é formada pela preposição “ao”, que é a contração de “a” + “o” (preposição + artigo masculino), seguida do substantivo “ponto”.
A seguir, veja alguns exemplos:
- Gostaria que o bife fosse servido ao ponto.
- A carne está ao ponto de ser retirada do fogo.
- Meu pai prefere o hambúrguer ao ponto, nem muito passado nem cru.
Como você deve ter percebido, a expressão ”ao ponto de” é usada para descrever o grau de preparo de algum alimento.
Além disso, vale destacar também que a expressão pode ser utilizada de maneira figurativa para indicar que algo atingiu uma condição específica ou que está ajustado adequadamente.
Erros comuns
Como mencionamos, a confusão entre “a ponto de” e “ao ponto de” é comum, uma vez que as duas expressões são muito parecidas.
Para que você não cometa nenhum tipo de erro, veja alguns erros comuns e como evitá-los:
- Incorreto: A aluna estava ao ponto de desistir.
- Correto: A aluna estava a ponto de desistir.
Aqui, a ação iminente (desistir) pede a expressão “a ponto de”, pois o objetivo é indicar que a aluna está prestes a desistir, e não que ela atingiu um estado ajustado ou ideal.
Exemplo de uso culinário incorreto:
- Incorreto: O bife está a ponto de ser servido.
- Correto: O bife está ao ponto de ser servido.
Nesse exemplo, o objetivo é indicar o estágio de cozimento da carne, o que requer a expressão “ao ponto de”, que indica que a carne atingiu o grau correto de preparo.
Como você deve ter percebido, é fundamental que você preste atenção ao contexto da frase em questão para escolher a expressão correta.