Dúvida de português: “a princípio” ou “em princípio”?

Entenda de uma vez por todas!

Uma dúvida muito comum entre os brasileiros é: devo usar a expressão “a princípio” ou “em princípio”? Qual das duas está correta?

Saiba que entender a diferença entre “a princípio” e “em princípio” é fundamental para evitar erros em questões de provas importantes, como os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, usar cada uma dessas expressões da maneira correta é muito importante também para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Assim, para que você possa turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “a princípio” e “em princípio”. Vamos conferir!

Veja os principais significados e usos de “a princípio”

“A princípio” é uma locução adverbial que pode ser usada para expressar a ideia de alguma coisa que acontece no início, ou seja, no começo de uma situação.

Na língua portuguesa, o uso dessa expressão está relacionado à ideia de temporalidade, pois ela indica que alguma coisa acontece primeiro, mas que pode ser modificado posteriormente. Dessa maneira, “a princípio” possui o mesmo sentido que expressões como “no início” e “inicialmente”.

A seguir, veja alguns exemplos que incluem “a princípio”:

  • A princípio, eu não tinha entendido a proposta do projeto, mas depois ficou claro.

Nesse exemplo, “a princípio” está sendo usado para indicar que a falta de entendimento aconteceu no início, mas que houve uma mudança ao longo do tempo.

  • A princípio, o plano era viajar durante as férias, mas decidimos adiar.

Nesse caso, “a princípio” está sendo usado para expressar uma ideia inicial que foi alterada posteriormente, mostrando que a viagem havia sido planejada, mas não ocorreu.

  • A princípio, a reunião será na segunda-feira, mas pode haver mudanças.

Nesse exemplo, “a princípio” indica alguma coisa que está prevista para o início, mas que está sujeita a modificações.

Usos “a princípio” ou em princípio”
Veja quando usar “a princípio” ou “em princípio”. Imagem: Pexels/Reprodução

Nos exemplos que apresentamos, a expressão “a princípio” é usada para introduzir uma ideia que corresponde ao início de uma situação, mas que não é definitiva, podendo sofrer alterações.

Conheça os principais significados e usos de “em princípio”

“Em princípio” é uma locução adverbial que pode expressar uma hipótese, possibilidade ou regra geral. Essa expressão é usada quando queremos indicar que alguma coisa está correta de modo geral, mas que pode haver exceções dependendo do caso específico.

Ficou com alguma dúvida? Veja alguns exemplos que incluem usos de “em princípio”:

  • Em princípio, todos têm direito à liberdade de expressão.

Nesse exemplo,“em princípio” refere-se a uma regra geral ou conceito que, teoricamente, é válido para todos, mas que pode ter exceções.

  • Em princípio, o projeto deve ser concluído em dois anos, mas imprevistos podem acontecer.

Nesse exemplo, expressão indica uma previsão teórica de prazo, sujeita a modificações práticas que podem surgir.

  • Em princípio, todos os alunos não devem usar celulares durante a aula.

Nesse caso, “em princípio” está sendo usado para mostrar uma regra ou norma geral que é aplicável na maioria das vezes, mas que pode ser ajustada conforme o contexto ou as necessidades.

Os exemplos que trouxemos demonstram que “em princípio” é utilizado para se referir a regras gerais que podem não ser absolutas.

“A princípio” e “em princípio”: veja os erros comuns

Veja um dos erros mais comuns envolvendo “a princípio” e “em princípio”:

  • Incorreto: Em princípio, eu não gostei da proposta da empresa.
  • Correto: A princípio, eu não gostei da proposta da empresa.

Nesse caso, podemos perceber que o correto é usar “a princípio”, uma vez que estamos expressando uma opinião inicial que pode mudar. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.