Dúvida de português: “absolver” ou “absorver”?
Não erre mais!
Muitos brasileiros não sabem usar as expressões “absolver” e “absorver” da forma correta, uma vez que elas são muito semelhantes.
Mas, entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português em provas importantes, como os concursos, os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, usar “absolver” e “absorver” da forma correta é importante para que você consiga escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Dessa forma, para turbinar a sua preparação para as principais provas do país, trouxemos um resumo completo sobre o uso correto das expressões “absolver” e “absorver”. Confira!
“Absolver” ou “absorver”: veja qual das duas está correta
Como mencionamos, as expressões “absolver” e “absorver” são muito semelhantes e, dessa forma, provocam dúvidas entre os estudantes.
Mas, devemos destacar que, embora as duas palavras existam na língua portuguesa, existem muitas diferenças entre “absolver” e “absorver”.
Continue lendo para entender quando cada uma dessas palavras deve ser usada e as principais regras que regulam os usos de cada uma delas.
“Absolver”: conheça os principais usos
O verbo “absolver” pode ser usado quando queremos declarar que alguém é inocente de uma determinada acusação. Da mesma forma, quando uma pessoa é absolvida, significa que foi considerado livre de culpa em um julgamento.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem a palavra “absolver”:
- O juiz decidiu absolver o réu por falta de provas concretas.
Nesse exemplo, “absolver” significa que o réu foi considerado inocente pela ausência de evidências suficientes que comprovassem sua culpa.
- A comissão resolveu absolver o atleta das acusações após a revisão das evidências.
No exemplo que trouxemos, “absolver” é usado no sentido de indicar que as acusações foram revogadas.
- Após a revisão do caso, o tribunal decidiu absolver o condenado.
Nesse exemplo, a expressão “absolver” está usando para indicar a decisão do tribunal de revogar a condenação prévia e liberar a pessoa acusada.
“Absorver”: conheça os principais usos
O verbo “absorver” pode ser usado para indicar a capacidade de uma coisa de reter ou incorporar outra substância. Além disso, essa expressão também pode ser usada de forma figurada, principalmente quando queremos indicar a assimilação de informações ou emoções, por exemplo.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem a palavra “absorver”:
- Uma esponja pode absorver uma quantidade abundante de água.
Nesse exemplo, vemos que “absorver” está sendo usado no sentido físico para indicar que a esponja retém o líquido.
- O aluno Carlos conseguiu absorver o conteúdo ensinado na aula.
Nesse exemplo, a palavra “absorver” está sendo usada de forma figurada, indicando que o aluno compreendeu o conhecimento transmitido.
- Várias plantas podem absorver nutrientes do solo para crescer.
Nesse exemplo, podemos observar como o verbo “absorver” é utilizado para descrever o processo de incorporação dos nutrientes pela planta.
“Absolver” e “absorver”: conheça os erros comuns
Como comentamos, erros envolvendo o uso de “absolver” e “absorver” são frequentes. A seguir, veja um dos erros mais cometidos pelos estudantes brasileiros:
- Incorreto: Tiago foi absorvido pelo juiz após o julgamento de hoje.
- Correção: Tiago foi absolvido pelo juiz após o julgamento de hoje.
Neste caso, a palavra correta a ser utilizada é “absolvido”, que significa ser inocentado de uma acusação, enquanto “absorvido” refere-se ao ato de ser incorporado ou assimilado por algo.
Uma dica para não confundir essas palavras é memorizar que “absolver” deve ser usado em situações de julgamento ou perdão, enquanto “absorver” pode transmitir a ideia de retenção ou assimilação, seja em contextos físicos ou figurados.
Além disso, outra forma eficiente de não confundir as duas palavras é analisar o contexto em que cada delas pode aparecer e memorizar as regras sobre os usos de “absolver” e “absorver”.