Dúvida de português: descubra se o correto é “sob” ou “sobre”

Saiba quando usar cada uma delas

Muitos brasileiros não sabem usar as preposições “sob” e “sobre” da maneira correta, pois as suas semelhanças provocam confusões. 

Mas, tenha em mente que entender a diferença entre essas duas palavras é fundamental para que você melhore a sua comunicação e também não cometa erros de português em provas importantes, como os concursos, os vestibulares e o ENEM 2024.

Dessa maneira, para te ajudar, separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “sob” e “sobre”. Confira!

“Sob” ou “sobre”: veja qual expressão está correta

Em primeiro lugar, devemos destacar que tanto a expressão “sob” como “sobre” estão gramaticalmente corretas e podem ser usadas na língua portuguesa.

Porém, os estudantes devem ter em mente que elas podem assumir significados diferentes de acordo com o contexto em que se encontram.

Continue lendo o texto que preparamos para você e tire todas as suas dúvidas sobre as diferenças e os usos de “sob” e “sobre”.

“Sob”: veja os principais usos

“Sob” é uma preposição que pode ser usada para indicar uma posição inferior de alguma coisa. Assim, podemos usar “sob” quando queremos nos referir algo que está embaixo de outro elemento.

Vale ressaltar também que essa expressão é sinônima de “debaixo de” ou “embaixo de” e pode ser usada em contextos que descrevem uma posição inferior em relação a alguma coisa ou alguém.

Além disso, a preposição “sob” também pode ser usada em expressões idiomáticas que transmitem uma ideia de subordinação. Um exemplo é: “estar sob pressão”.

Preposições
Estude com atenção os usos de cada preposição. Imagem: Pixabay/Reprodução

A seguir, confira alguns exemplos que incluem o uso de “sob”:

  • O gato está sob a mesa.

Nesse exemplo, a preposição “sob” foi usada para indicar que o gato está em uma posição inferior à mesa, ou seja, embaixo dela.

  • A minha carteira estava sob uma pilha de documentos.

No exemplo que apresentamos, a preposição “sob” indica que a carteira estava embaixo de documentos, ou seja, em uma posição inferior.

  • O local estava sob domínio estrangeiro.

Nesse exemplo,  “sob” é usado de forma figurativa para indicar que o local estava submetido ao controle estrangeiro.

“Sobre”: veja os principais usos

“Sobre” também é uma preposição. Mas, ela deve ser usada para indicar uma posição superior ou acima de algo. Dessa forma, ela pode ser sinônima das expressões “em cima de” e “acima de”, por exemplo.

Além disso, podemos mencionar também que “sobre” pode ser usado para indicar o tema ou assunto de uma conversa, como quando dizemos que falaremos “sobre um determinado assunto”.

Veja alguns exemplos que incluem a preposição “sobre”:

  • O caderno de Marcos está sobre a mesa verde.

Nesse exemplo, “sobre” está sendo usado para mostrar que o caderno está em uma posição superior à mesa, ou seja, em cima dela.

  • O avião voou sobre a cidade.

Nesse exemplo, “sobre” é usado para indicar que o avião estava voando acima da cidade.

  • Carlos falou sobre as mudanças na direção da escola.

No exemplo que apresentamos, a preposição “sobre” está sendo usada para indicar o assunto ou tópico do qual Carlos estava falando.

Erros comuns

Um erro muito frequente é o uso incorreto de “sob” para indicar uma posição:

  • Fiz a prova sobre pressão.

Nesse caso, não devemos usar “sobre”, pois não queremos indicar uma posição, mas sim a condição de estar sob a influência de alguma coisa. Dessa maneira, o correto é usar “sob”. 

Veja outro erro frequente:

  • A minha casa é aquela sob a colina.

Nesse exemplo, não devemos usar a preposição “sob”, pois o objetivo é indicar que a casa está em cima da colina. Assim, devemos usar “sobre”. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.