Dúvida de português: “eminente” ou “iminente”?
Nunca mais tenha dúvidas!
Muitos brasileiros não sabem se o correto é usar a expressão “eminente” ou “iminente”.
Tenha em mente que entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, usar cada uma dessas expressões corretamente é importante para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade e que esteja de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Dessa forma, para que você não tenha mais dúvidas sobre o tema, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “eminente” ou “iminente”. Vamos conferir!
“Eminente”: conheça os principais usos
A palavra “eminente” é um adjetivo que denota algo ou alguém que se destaca ou que que possui uma posição elevada em termos de importância e reconhecimento.
Esse adjetivo pode ser usado em diferentes contextos. Porém, ele é frequentemente usado nos meios acadêmicos, políticos e culturais.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso da palavra “eminente”:
- Carlos é um eminente professor na área de literatura inglesa.
Nesse exemplo, podemos observar que o adjetivo “eminente” é usado para indicar o reconhecimento e a importância do professor em sua área de atuação.
- O concerto contou com a presença de eminentes músicos brasileiros e italianos.
No exemplo que apresentamos, “eminentes” é usado para qualificar músicos que são amplamente reconhecidos e respeitados no cenário internacional.
- A reunião foi liderada por um eminente político, conhecido por sua atuação em diferentes áreas.
Nesse exemplo, o adjetivo “eminente” é usado para indicar que o político mencionado possui um papel de destaque e é amplamente respeitado.
“Iminente”: conheça os principais usos
Por mais que as duas expressões sejam muito parecidas, “iminente” deve ser usado em outros contextos. Assim como “eminente”, “iminente” também é um adjetivo. Porém, ele pode assumir outros significados.
Na maioria dos casos, “iminente” é usado para indicar algo que está prestes a acontecer ou que está pendente, ou seja, que ainda deve ocorrer. Além disso, a expressão também pode ser usada quando queremos expressar urgência ou alerta.
Ficou com alguma dúvida? Então, confira alguns exemplos que incluem o uso da palavra “iminente”:
- Há previsão de uma tempestade para a manhã de hoje.
Nesse exemplo, “iminente” é usado para avisar que a tempestade está prestes a ocorrer e que há necessidade de precaução.
- A loja de José está à beira de uma falência iminente, devido à má gestão dos recursos.
Nesse exemplo, o adjetivo “iminente” é usado para indicar que a falência da loja de José é um evento que está prestes a acontecer.
- O paciente foi levado à sala de cirurgia devido a uma emergência iminente.
No exemplo que apresentamos, “iminente” transmite a ideia de que a cirurgia deve ser realizada imediatamente, pois a situação é grave.
Qual a diferença entre “eminente” e “iminente”?
Como mencionamos, os estudantes frequentemente confundem as palavras “eminente” e “iminente”, uma vez que elas são muito semelhantes.
Porém, vimos que os significados das duas expressões são diferentes. Enquanto “eminente” está relacionado ao conceito de destaque e relevância, “iminente” deve ser usado para indicar algo que está prestes a acontecer ou para expressar urgência e alerta.
A melhor maneira de compreender os usos distintos das duas palavras é praticar bastante e sempre prestar atenção ao contexto em que elas se inserem.
Além disso outra dica valiosa é conectar cada uma dessas palavras a um sinônimo. Você pode, por exemplo, associar “eminente” a “eminência”, uma vez que ambos têm estão relacionados a uma coisa ou alguém de destaque. Dessa maneira, caso a palavra que você deseja usar refere-se a importância
, “eminente” será a escolha correta.
Por outro lado, você pode conectar o adjetivo “iminente” ao substantivo “iminência”, pois “iminente” diz respeito a um evento que está prestes a acontecer.