Dúvida de português: o certo é “na frente de” ou “em frente de”?
Não erre mais!
É comum encontrar estudantes que tenham dúvidas sobre os usos das expressões “na frente de” e “em frente de”, uma vez que elas são muito semelhantes.
Mas, entender a diferença entre essas duas palavras é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, usar “na frente de” e “em frente de” da maneira correta é importante para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade.
Assim, para que você não tenha mais dúvidas sobre o tema, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto de”na frente de” e “em frente de”. Vamos conferir!
“Na frente de” e “em frente de”: qual está correto?
Como mencionamos, as expressões “na frente de” e “em frente de” podem provocar confusões entre os estudantes brasileiros.
Embora as duas expressões existam na língua portuguesa, elas devem ser usadas de formas diferentes. Continue lendo o texto de hoje para entender quando você deve usar “na frente de” e “em frente de” e tire todas as suas dúvidas!
“Na frente de”: conheça os principais usos
A expressão “na frente de” pode ser usada para indicar que alguma coisa ou alguém está posicionado diante de outra coisa ou pessoa, ou seja, está à frente em um sentido físico.
Dessa forma, podemos dizer “na frente de” é muito usado para descrever a posição de objetos ou pessoas em relação a outros elementos em um determinado espaço.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem essa expressão:
- O carro de Carlinhos está na frente da escola.
- Maria ficou na frente da televisão e impediu que os outros assistissem ao documentário.
- O meu gato está na frente do portão, esperando os meus pais chegarem da viagem.
Nos exemplos que apresentamos, podemos observar como a expressão “na frente de” está sendo usada para indicar a posição física de um objeto ou uma pessoa em relação a outro elemento.
“Em frente de”: veja os principais usos
“Em frente de”, por outro lado, pode ser usado para indicar que alguma coisa ou alguém está posicionado diante de outro elemento, mas com ênfase na ideia de direção ou oposição.
Essa expressão também pode ser usada quando queremos expressar que alguma coisa está diretamente oposta a outro elemento.
A seguir, confira alguns exemplos que incluem a expressão “em frente de”:
- A padaria de Zé fica em frente do banco.
- Tiago estacionou o carro em frente do prédio onde mora.
Nesses exemplos, “em frente de” foi usada para indicar que alguma coisa estava diretamente oposta ou em uma posição de oposição em relação a outro elemento.
“Na frente de” e “em frente de”: conheça os principais erros
Como havíamos mencionamos, os estudantes brasileiros cometem erros frequentes que envolvem confusões entre os usos das expressões “na frente de” e “em frente de”.
A seguir, conheça os erros mais comuns:
- Incorreto: A escola está na frente da padaria.
- Correto: A escola está em frente da padaria.
Nesse exemplo, o uso de “na frente de” está incorreto, uma vez que o correto seria “em frente da padaria”, uma vez que a escola está diretamente oposta à padaria
- Incorreto: Fernanda falou em frente de todos.
- Correto: Fernanda falou na frente de todos.
No exemplo que apresentamos, podemos perceber que o uso de “em frente de” não está correto, uma vez que essa expressão indica a posição física de alguém em relação a outro elemento. Dessa forma, o correto seria utilizar a expressão “na frente de”.