Dúvida de português! O correto é “à vista” ou “a vista”?
Tire todas as suas dúvidas!
Muitos brasileiros não sabem usar as expressões “à vista” e “a vista” da forma correta, uma vez que elas são muito semelhantes e provocam confusões.
Porém, entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para que você não cometa erros de português em provas importantes, como os concursos, os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, tenha em mente que conhecer os principais usos das expressões “à vista” e “a vista” é muito também importante para que você possa escrever uma redação de qualidade.
Dessa maneira, para turbinar os seus estudos, separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “à vista” e “a vista”. Confira!
“À vista” ou “a vista”: você sabe qual expressão está correta?
Em primeiro lugar, devemos destacar que tanto a expressão “à vista” como “a vista” estão gramaticalmente corretas e podem ser usadas na língua portuguesa.
Porém, os estudantes devem ter em mente que elas podem assumir significados diferentes de acordo com o contexto em que se encontram.
A seguir, confira o texto que preparamos sobre as diferenças entre “à vista” e “a vista” e tire todas suas dúvidas!
Quando devemos usar “à vista”?
A expressão “à vista” é uma locução adverbial que deve ser usada para indicar alguma coisa que pode ser percebida através dos olhos. Além disso, a expressão também pode ser usada para indicar uma coisa percebida imediatamente.
Vale destacar que “à vista” é frequentemente uso também para indicar o pagamento integral de um valor em uma compra, sem parcelamento.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso de “à vista”
- A minha casa ficou à vista quando chegamos ao topo da colina.
Nesse exemplo, podemos perceber que a expressão “à vista” está sendo usada para indicar que a cidade pode ser vista a partir de um ponto elevado.
- Daniel fez o pagamento à vista.
Nesse exemplo, “à vista” indica a forma de pagamento usada por Marcos.
- Como comprei a casa à vista, não precisei de financiamento.
Nesse exemplo que trouxemos, “à vista” é usado para indicar que a compra foi feita com o pagamento integral no ato da compra, ou seja, sem parcelamento.
- A solução para o defeito da roupa não estava à vista.”
Nesse caso, podemos perceber que a expressão “à vista” é usada para indicar que a solução para o defeito não era evidente no momento.
Como podemos perceber por meio da análise dos exemplos que trouxemos, a expressão “à vista” pode ser usada em contextos que envolvem percepção visual, contextos financeiros ou para indicar uma coisa evidente .
Quando devemos usar “a vista”?
“A vista”, por sua vez, não é uma locução adverbial e pode assumir outros significados. Normalmente, a expressão faz parte de outras estruturas de frases e é seguida por algum complemento que especifica a que “vista” nos referimos.
Ficou com alguma dúvida? Então, confira os exemplos a seguir:
- Marcos tem problemas com a vista e precisa usar óculos.
No exemplo que apresentamos, a expressão “a vista” é usada para indicar a capacidade visual de Marcos, ou seja, à visão.
- A vista da cobertura do prédio de Marcos era muito bonita.
Nesse exemplo, devemos usar “a vista” para descrever o que está sendo visto a partir da cobertura do prédio.
Como você deve ter percebido, “a vista” pode indicar uma coisa que está sendo vista ou a visão de uma pessoa.
Principais erros
O erro mais comum envolvendo as duas expressões ocorre em em contextos de pagamento, veja:
- Incorreto: Giovanna pagou a vista e ganhou desconto.
- Correto: Giovanna pagou à vista e ganhou desconto.
- Incorreto: O celular foi comprado a vista.
- Correto: O celular foi comprado à vista.
Nesses exemplos, estamos falando de um pagamento realizado de uma só vez, sem parcelas, e, dessa maneira, o correto é usar “à vista”.